quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dica de leitura: Vinte anos! Vinte anos!

MACHADO DE ASSIS
FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DE 14 ANOS

DESCRIÇÃO:
Gonçalves, despeitado, amarrotou o papel, e mordeu o beiço. Deu cinco ou seis passos no quarto, deitou-se na cama, de barriga para o ar, pensando; depois foi à janela, e esteve ali durante dez ou doze minutos, batendo o pé no chão e olhando para a rua, que era a rua detrás da Lapa.

Não há leitor, menos ainda leitora, que não imagine logo que o papel é uma carta, e que a carta é de amores, alguma zanga de moça, ou notícia de que o pai os ameaçava, que a intimou a ir para fora, para a roça, por exemplo. Vão conjecturas! Não se trata de amores, não é mesmo carta, posto que haja embaixo algumas palavras assinadas e datadas, com endereço a ele. Trata-se disto. Gonçalves é estudante, tem a família na província e um correspondente na corte, que lhe dá a mesada. Gonçalves recebe a mesada pontualmente; mas tão depressa a recebe como a dissipa. O que acontece é que a maior parte do tempo vive sem dinheiro; mas os vinte anos formam um dos primeiros bancos do mundo, e Gonçalves não dá pela falta. Por outro lado, os vinte anos são também confiados e cegos; Gonçalves escorrega aqui e ali, e cai em desmandos. Ultimamente, viu um sobretudo de peles, obra soberba, e uma linda bengala, não rica, mas de gosto; Gonçalves não tinha dinheiro, mas comprou-os fiado. Não queria, note-se; mas foi um colega que o animou. Lá se vão quatro meses; e instando o credor pelo dinheiro, Gonçalves lembrou-se de escrever uma carta ao correspondente, contando-lhe tudo, com tais maneiras de estilo, que enterneceriam a mais dura pedra do mundo.

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de leitura: O muro

CELINE FRAIPONT & PIERRE BAILLY
FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DE 14 ANOS

DESCRIÇÃO:
O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho.

Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida.

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de leitura: O livro dos gestos e dos símbolos

RUTH ROCHA & OTÁVIO ROTH
LITERATURA INFANTIL

DESCRIÇÃO:
Os animais têm sofisticadas formas de comunicação. E os homens? Qual é a importância dos gestos para o surdo-mudo? As cores falam? E as roupas? O que são brasões? E sinais de pista? Para que usamos os sinais luminosos sonoros? Quais são os sinais universais?
Esse livro de Ruth Rocha e Otávio Roth nos conta tudo sobre isso.

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de férias: 5 filmes infantis para assistir em família

DIVERTIDA MENTE (2015)
Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.



Up - Altas Aventuras (2009)
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.



O Menino e o Mundo (2014)
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.



Wall-E (2008)
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.



Os Trapalhões e o Mágico de Oroz (1984)

Desesperados com a falta de comida e a miséria no Nordeste, os amigos Didi, Sóro e Tatu partem para a cidade. No caminho, encontram um Espantalho abandonado que deseja possuir um cérebro. Seguindo, descobrem o Homem de Lata, cujo problema é a falta de um coração. Juntos chegam à cidade de Oroz, castigada pela seca e a tirania do coronel Ferreira, em relação ao qual o Delegado Leão não toma nenhuma atitude, pois é covarde.


Dica de férias: 5 filmes para quem ama história

A Guerra do Fogo (1981) – Direção: Jean-Jacques Annaud
Um dos meus prediletos. Ótimo para ser usado nas aulas de introdução à psicologia para mostrar a natureza humana primitiva. A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.



Dawson, Ilha 10 (2009) – Direção: Miguel Littin
Dawson, Ilha 10, aborda o golpe militar que em 1973 derrubou o governo democrático de Salvador Allende e vitimou milhares de chilenos, dando início a uma das mais longas e sangrentas ditaduras da América Latina. O filme mostra o sofrimento de ministros do governo Allende que foram aprisionados em uma ilha gelada, de clima antártico, onde funcionou um campo de concentração projetado pelo criminoso nazista Walter Rauff, então refugiado no Chile.



A Onda (2008) – Direção: Dennis Gansel
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.



Amém (2002) – Direção: Costa-Gavras
Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.



Platoon (1986) – Direção: Oliver Stone

Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.


Dica de leitura: Flicts

ZIRALDO
LTERATURA INFANTO JUVENIL

“Não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"

DESCRIÇÃO:
"Flicts" conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que "não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul".

Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. "Flicts" é uma daquelas obras que resiste ao tempo.

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.




Dica de leitura: O Bicho Papinha

PAULA BROWNE
LITERATURA INFANTIL

DESCRIÇÃO:
Há várias gerações, o bicho-papão tem sido um dos seres imaginários que mais amedronta e causa pesadelos nas crianças pequenas. Por isso, nesse livro, a mãe preferiu inventar para seu filho a história de um bicho-papinha que não era tão monstruoso assim. Mas será que o menino gostou?


* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de leitura: O domingo trocado

RUTH LÖBNER
LITERATURA INFANTIL

DESCRIÇÃO:

Jonas é filho de pais separados. De segunda a sexta, o garoto mora com Ana, sua mãe. Nos fins de semana, troca de casa para morar com Pedro, seu pai, que é um grande atrapalhado! Nos dias em que passam juntos, tudo dá errado. Depois de mais um sábado cheio de trapalhadas, Jonas tem uma ótima ideia: trocar de papel com seu pai. “Eu faço as coisas que você faz normalmente e você, as minhas. Hoje eu sou o pai e você é o filho! O que acha? Eu dou conta, pode ter certeza!”, diz. Pedro topa o desafio, e tudo funciona perfeitamente até irem ao parque para tomar sorvete e viverem algo inesperado...

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de leitura: O Clube dos Caçadores de Códigos

PENNY WARNER
LITERATURA INFANTO JUVENIL

DESCRIÇÃO:
Cody, Quinn, Luke e M.E. são bem diferentes entre si, porém todos têm algo em comum: adoram criar e decifrar códigos. Na verdade, eles amam tanto códigos, que têm seu próprio clube secreto com um esconderijo e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody e Quinn percebem o que pode ser um código na janela de uma casa vizinha, que pertence ao sujeito que eles chamam de Homem Esqueleto, o clube entra em ação. E trata-se de um pedido de socorro!

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.




Dica de leitura: O Fantástico Mistério de Feiurinha

PEDRO BANDEIRA
LITERATURA INFANTO JUVENIL

DESCRIÇÃO:

Você se lembra, não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminavam dizendo que a heroína casava-se com o príncipe encantado e pronto. Iam viver felizes para sempre e estava acabado. Mas o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo para comer macarronada? Quer dizer que a felicidade é não viver mais nenhuma aventura? Como é que alguém pode viver feliz sem aventuras? Ah, não pode ser! Não é possível que heróis e heroínas tão sensacionais tenham passado o resto da vida assistindo ao tempo passar feito novela de televisão. É preciso saber o que acontece depois do fim. Pois agora você vai ter essa oportunidade! Conheça todos os mistérios que acontecem depois do fim! 


Dica de livro: Jardim Secreto

JOHANNA BASFORD
LITERATURA JUVENIL

DESCRIÇÃO:
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse.
Dentro deste livro você encontrará um mundo mágico em preto e branco, cheio de flores fantásticas e plantas exóticas. Nele há imagens para colorir, labirintos para solucionar, estampas para finalizar e espaços em branco para você preencher com seus próprios desenhos.

Você descobrirá criaturas rastejantes e outros bichos curiosos escondidos. Enquanto colore, procure as abelhas, as borboletas e os pássaros camuflados. Use lápis de cor para adicionar uma explosão de matizes e caneta preta de ponta fina para criar esboços e detalhes.Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.


Dica de leitura: As surpreendentes aventuras do Barão Münchausen

RUDOLF ERIC RASPE
LITERATURA INFANTO JUVENIL

DESCRIÇÃO:

O Barão de Munchausen pode ser considerado um chef. Isto porque as histórias que ele contava nos jantares em sua casa, da carreira como militar, eram carregadas de incríveis façanhas e muita ficção. Não poderia ser diferente. Afinal, o alemão Hieronymus Carl Friedrich von Münchhausen (1720-1797) havia participado de duas guerras e, como oficial do Exército, viajara pelo mundo. No caminho, ele carregou um canhão no ombro; cavalgou, submerso, por mares; e ainda viajou até a Lua, em busca de uma querida machadinha, arremessada ao alto pelo próprio mitômano.


Dica de leitura: Com certeza tenho amor

MARINA COLASANTI
FAIXA ETÁRIA: A PARTIR DE 14 ANOS

DESCRIÇÃO:

Narrativas surpreendentes, que por sua estrutura e pela densidade de seu conteúdo, nos remetem ao universo mítico. A linguagem condensada e poética da Marina Colsanti estabelece com o leitor um diálogo que vai muito além da razão. Pois não cabe à razão operar histórias que escapam às fronteiras do possível.

* Esse ebook você encontra na Árvore de Livros.


Dica de férias: 5 filmes para assistir em família

Sessão de cinema em família é tudo de bom! Se for no conforto do lar então, melhor ainda. Durante as férias fica mais fácil ter todos em casa no mesmo horário e preparar o ambiente para tornar um simples filme em um verdadeiro evento.
Prepare a pipoca, o refrigerante e dê o play na lista de 5 filmes que indicamos para você ter um momento especial em família.

O doador de memórias (2014)
Os habitantes de uma pequena cidade levam suas vidas conhecendo apenas o presente, pois o passado foi apagado de suas mentes. Neste local, um único indivíduo é encarregado de ser o guardião das memórias perdidas, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar governantes da sociedade em momentos de dificuldade.


Chef (2014)
Esta comédia vai deixar você salivando enquanto assiste. O longa Chef retrata a história de um badalado chef de cozinha que se vê arruinado após uma crítica ruim. Com isso ele decide mudar de vida e ter seu próprio negócio rodando o país.


O Pequeno Nicolau (2010)
Nicolau é um garoto que leva uma vida tranquila com seus amigos do colégio. Certo dia ele escuta uma conversa dos pais e acredita que ganhará um irmãozinho. A partir daí a fértil imaginação do menino o faz acreditar que assim que o irmão nascer, ele será abandonado em uma floresta.


Sempre ao Seu Lado (2009)
A emocionante história de um homem e seu cão é retratada em Sempre ao Seu Lado. Um professor universitário encontra em uma estação de metrô um filhote da raça Akita. Com o passar do tempo o filhote se afeiçoa ao professor e passa a acompanha-lo todos os dias até a estação. Até o dia em que um fato inesperado muda o rumo da história.


Procurando Nemo (2003)
A animação lançada em 2003 – e que ganhará uma sequência em 2016 – mostra a busca de um pai por seu filho. Nemo é um filhote com deficiência na nadadeira e por teimosia acaba sendo capturado por um mergulhador. A partir disso, seu pai, Marlin, começa uma longa jornada para trazer de volta seu único e amado filho.



quinta-feira, 16 de junho de 2016

Projeto Inteligência Social

No dia 03 de Junho, os alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, que fazem parte do Projeto “Inteligência Social: construindo uma escola solidária”, orientados pelos setores de Serviço Social, Pastoral e SOE (Serviço de Orientação Educacional), visitaram o IPAESE (Instituto Pedagógico de Apoio ao Surdo de Sergipe), tendo como objetivo aproximá-los da realidade da comunidade surda e o seu meio de comunicação (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais).

Durante o encontro foram discutidas questões relacionadas à própria Comunidade Surda, preconceitos e dificuldade na comunicação com os ouvintes, despertando nos alunos atitudes concretas de cidadania, o desejo de aprender LIBRAS e contribuir futuramente como profissionais acessíveis a essa comunidade.






Dica de leitura de férias: As aventuras do Capitão Nemo: profundezas...

DANIEL ESTEVES & WILL
LITERATURA JUVENIL
UMA AVENTURA PARA ANIMAR SUAS FÉRIAS.

DESCRIÇÃO:

Seguindo em suas viagens pelos sete mares, o Capitão Nemo decide explorar os abismos oceânicos para desvendar os mistérios guardados por aqueles locais tão inóspitos. No início, a viagem é surpreendente e os tripulantes do Náutilus encontram seres até então desconhecidos. Mas, para o pavor dos marinheiros, Capitão Nemo quer seguir ainda mais abaixo, colocando à prova a capacidade de seu fantástico submarino. Descubra nesta aventura inédita que mistérios e perigos o Náutilus irá encontrar nas Profundezas…


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dica de leitura da semana: 1808

LAURENTINO GOMES
EDIÇÃO: JUVENIL ILUSTRADA
FAIXA ETÁRIA: 10 ANOS

DESCRIÇÃO:
Após o premiado best-seller "1808", o jornalista Laurentino Gomes decidiu trazer aos jovens leitores a chance de embarcar, como muitos adultos já fizeram, na viagem rumo ao começo do século XIX, quando a família real portuguesa fugiu para o Brasil e transformou o Rio de Janeiro em capital do império português.

Com linguagem própria para atrair o público jovem , o livro permite que os adolescentes entendam o Brasil de 200 anos atrás e a importância dele para a nação que somos hoje. . Com as ilustrações da consagrada artista plástica Rita Bromberg Brugger, o livro, que já é convidativo em sua versão original, torna-se irresistível. Ao contrário da jornada perigosa e incômoda que a família real portuguesa teve de encarar em sua fuga para o Brasil através do Oceano Atlântico, esta viagem literária por um dos mais importantes episódios da história do Brasil e de Portugal promete ser muito agradável e prazerosa. Um verdadeiro cruzeiro de luxo. Sem a ameaça de tempestades, infestações de piolhos ou ataques de piratas. E, o que é ainda melhor, sem nem mesmo precisar sair do lugar.


SaléJoão 2016

No último sábado, dia 11 de junho de 2016, aconteceu no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, o SaléJoão. O evento junino deste ano teve como tema “Sem perder a tradição, Rock e Baião no SaléJoão” que teve como objetivo incentivar uma festa junina diferente, utilizando características e acessórios dos dois estilos musicais.
O dia de festividade contou com quadrilhas de todas as turmas, concurso de Rei e Rainha do Milho e uma vila com comidas típicas.

O Colégio Salesiano agradece a todos que nos prestigiaram e parabeniza os envolvidos neste evento.








terça-feira, 7 de junho de 2016

Salesiano Aracaju finaliza campeonato com grandes vitórias

Entre os dias 12 e 31 de Maio aconteceram os Jogos Escolares da TV Sergipe e o Salesiano Aracaju conquistou grandes vitórias, finalizando com: 33 medalhas de ouro, 29 medalhas de prata, 18 medalhas de bronze, melhor índice técnico da competição e melhor jogador de Handebol. Veja abaixo todos os resultados.

Judô
Os atletas do Judô, orientados pelo professor Bruno Nascimento, conquistaram ótimos resultados. Dos 7 inscritos, 5 receberam medalhas. Veja abaixo:

Ouro
Gilson José
João Pedro

Prata
Victor Alexandre
Bruna Bomfim

Bronze
Kaio Bruno




Basquete
Orientados pela Professora Anne Camila Barreto, o time do Basquete Masculino sub 14 conquistou medalha de prata.



Handebol
O time de Handebol Masculino sub 14 foi campeão invicto, um orgulho para o Professor Rodrigo Bezerra.



Natação
Orientados pelos Professores Andrea Chagas e Manoel Rozeno, os atletas da Natação deram um show dentro d’água, conquistando: melhor índice técnico, 2 recordes, 6 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze. Veja a matéria:


 Futsal
O time de Futsal Feminino sub 10 conquistou medalha de prata nesse campeonato. O apoio do Professor Carlos Rubens Julião e das famílias das meninas foi essencial.


 Tênis de Mesa
Orientados pelo Professor Guido Borges, os atletas do Tênis de Mesa conquistaram 13 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata para apenas 6 alunos. Veja a matéria:


  
Voleibol
O time de Voleibol Feminino sub 17, orientado pelo Professor Laelson Meneses, conquistou a medalha de bronze. Destacando também para as 2 alunas do time convocadas para a Seleção Sergipana de Voleibol: Victoria Luiza e Letícia Melo. Veja a matéria:



Jogador destaque
O aluno Sávio Mendonça ganhou a votação popular de melhor jogador do Handebol, atleta destaque do campeonato. O mesmo conquistou mais de 4 mil votos, garantindo a porcentagem de 58% dos votos, disputando com mais dois atletas da modalidade.


Além de todas essas conquistas, recebemos também uma medalha de ouro para arrecadação de alimentos.
O Colégio Salesiano parabeniza todos os atletas, os professores e, o Coordenador de Esportes José Carlos da Cunha.