segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Alunos da Robótica recebem premiação

Hoje, dia 26 de setembro, aconteceu a premiação dos alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Aracaju/SE), participantes da primeira etapa da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Os resultados da Olimpíada foram de grande destaque, como por exemplo, na etapa para o Ensino Fundamental II, tivemos três equipes no pódio de premiação. Com o resultado, a equipe que ficou em primeiro lugar seguirá para a segunda etapa da Olimpíada, em Recife/PE.

O Salesiano Aracaju agradece a confiança dos pais em nosso trabalho e parabeniza o professor Newton Vinícius e alunos da Robótica pelo ótimo trabalho.






Início da Primavera

         Para marcar o início da Primavera, a Estação das Flores, nossos alunos da Educação Infantil produziram lindos trabalhos, confira em nossa galeria de fotos.







sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dica de leitura: 7 indicações para Ensino Fundamental II e Médio

Obs: esses livros podem ser encontrados no Portal Árvore de Livros (www.arvoredelivros.com.br)

A décima terceira mordida
Editora Global

Para o 6° ano, recomendamos A décima terceira mordida, da Sylvia Orthof. A Sylvia é uma grande escritora de livros infantojuvenis, suas histórias costumam ser uma excelente pedida pra esse público. Nesse livro, ela usa o universo dos vampiros pra falar sobre a tão difícil quanto mágica passagem da infância para a adolescência.



O clube dos jovens da rua de baixo
Editora Melhoramentos

O Clube dos jovens da rua de baixo é uma boa indicação para o 7° ano. O livro fala dos encontros entre os jovens, da formação de grupos e fortalecimento de amizades, dos constrangimentos que o início da adolescência traz consigo, de bullying, sexualidade e amor. É um texto que certamente dialoga com a fase vivida pelos alunos.




Missão Moleskine
Editora Globo                       

Para o 8° ano, temos Missão Moleskine, um texto de sensibilidade ímpar, traz uma menina que poderia ser como qualquer outra jovem de 15 anos, não fosse seu incrível interesse pela leitura, pela escrita e pra aventuras incomuns. É excelente para iniciar os alunos nas prosas mais poéticas.



O coração roubado
Editora Global

Para o 9° ano, O coração roubado, de Marcos Rey. Divididas em três partes, as crônicas do autor passeiam entre o efêmero e o profundo, podem servir tanto para divertir quanto para estudar com detalhes a crônica como gênero literário.



Senhora
Editora Melhoramentos 

Normalmente, a partir do 1° ano do Ensino Médio os alunos já começam a ser inseridos com maior intensidade no estudo da história e teoria da Literatura, a partir daí os clássicos se tornam fundamentais. Senhora, de José de Alencar, é um ótimo material para estudar o Romantismo.



Memórias póstumas de Brás Cubas
Editora Globo

Em Uma ideia toda azul, um rei teve uma ideia tão maravilhosa, tão azul, que passou toda a vida escondendo-a para que ninguém lhe roubasse. O último rei da dinastia mongul aprende com o vento que vinha de longe e tinha o mundo todo pra contar. Dez contos curtos para discutir muita coisa!



Melhores poemas de Jorge de Lima
Editora Global


Com a proximidade do ENEM, a leitura dos escritores contemporâneos mostra-se urgente. A editora Global traz a coleção Melhores Poemas, com textos de grandes poetas. A sugestão desta vez é o volume Melhores poemas de Jorge de Lima, com os principais textos desse autor que integra muitas listas de vestibulares de universidades brasileiras.


Alunos aprendem estratégias de estudos e participam do SIMULA ENEM

      Na última quinta, dia 22, os alunos do Ensino Médio tiveram uma palestra com a Professora Doutora em Biotecnologia, Cynthia Faro, que desenvolve um trabalho na área de Programação Neurolinguística pelo CES "Centro de Excelência e Saber”. Cynthia fez abordagens quanto às estratégias de estudo, visão positiva quanto ao conteúdo estudado, técnicas de memorização, eliminação de auto sabotadores (o famoso branco na hora da prova) e técnicas de administração da ansiedade nos momentos de prova. A ação promovida pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional) juntamente com a Coordenação de Ensino Médio foi de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos.
     Em paralelo a esta ação, acontecerá neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de Setembro o SIMULA ENEM, ação que visa simular provas, duração e logísticas da prova mais esperada por nossos alunos desse segmento: a do ENEM. Dessa forma, a preparação do aluno se torna mais pontual, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também atitudinal.

Confira os horários:
24/09: das 13 às 15h30min
25/09: das 13 às 18h30min

Importante:
Não serão tolerados atrasos, assim como no ENEM.

Aproveite a oportunidade de testar os seus conhecimentos!




quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A música na escola

A sabedoria popular afirma que “Quem canta seus males espantam” e as experiências cotidianas comprovam o quanto os sons têm importância e funcionalidade em nossa sociedade,como por exemplo, as sirenes que nos alertam sobre algo e o cantar “parabéns para você” que é tão significativo para as culturas ocidentais.
A música como área do conhecimento é importante para o enriquecimento de experiências e de desenvolvimento da sensibilidade do ser humano. Ela contribui para ampliação do raciocínio, melhoria no relacionamento interpessoal em diversas fases da vida, melhoria na saúde, dentre outros.
No ambiente escolar, a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas das crianças. A autora Bréscia (2003), considera  que o trabalho com musicalização infantil na escola, é um poderoso instrumento que desenvolve além da sensibilidade, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.
A proposta pedagógica de educação musical do Colégio Salesiano Aracaju é da música compreendida como linguagem e área de conhecimento integrada à realidade da sala de aula,que auxilia, interage, enriquece e é aprendida em conjunto com as demais áreas do conhecimento.
Na educação infantil, o objetivo principal é que os alunos possam descobrir o mundo e sua sonoridade em um ambiente que prioriza a socialização, o desenvolvimento cognitivo e das habilidades artísticas, por meio de atividades lúdicas, vivência sonora e de conhecimento da literatura musical, mesclando a dança, as artes e o teatro.
As atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, exploração sonora, o fazer musical, a escuta sonora, a construção de elementos sonoros são fundamentadas em teóricos da educação musical como Dalcroze (1950), Kodaly (1967), Car lOrff (1982), que privilegiam, respectivamente, a aprendizagem musical e o desenvolvimento do ritmo e movimento, as canções folclóricas e o fazer musical.
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares da Educação e a lei 11.769/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, acreditamos em todo potencial que a música promove ao desenvolvimento do ser e na educação musical como  área de fundamental importância para a formação de melhores cidadãos.

Texto por:
Kadja Emanuelle
Educadora Musical / Licenciada em Música (UFS)
Especialista em Pedagogia Musical (Pio X)









quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Alunos fazem concurso para EsPCEx

Os alunos Fernandis Nunes e João Pedro Aragão da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora participaram no último sábado, dia 10 de setembro, do concurso para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), cuja os mesmos se preparam desde o início do ano.
A EsPCEx tem como objetivo selecionar e preparar o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. (http://goo.gl/aWQprT).
Fernandis e João Pedro informaram que o interesse em participar do Exército Brasileiro existe pela necessidade em defender a sociedade e fazer mais por ela. “Desde o 7° ano do Ensino Fundamental que tenho o sonho de ser do exército e, mostrar para todos que o exército não é mais como em 64 com o golpe militar, hoje ele está no caminho certo – braço forte, mão amiga” disse Fernandis.


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

3 livros sobre o folclore brasileiro

As indicações abaixo foram feitas pelo Portal Árvore de Livros: www.arvoredelivros.com.br


A IARA: uma lenda brasileira em quadrinhos

Editora Nemo
A Iara aparece em uma bonita versão em quadrinhos da editora Nemo. Numa recontagem moderna, mesmo respeitando as narrativas indígenas tradicionais, a personagem tem sua atmosfera misteriosa restaurada e reforçada, certamente será instigante para os jovens da atualidade.


BRASILIANA: lendas do Brasil em versos de cordel

Editora Rovelle
Em “Brasiliana: lendas do Brasil em versos de cordel”, Caipora, Negrinho do Pastoreio, Saci-Pererê, Uirapuru, Vitória-Régia e Vaqueiro Misterioso ganham novo ritmo na adaptação para as tradicionais redondilhas do cordel. Além disso, as belíssimas ilustrações de Rafael Limaverde tornam a experiência de leitura ainda mais rica.


CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL PARA JOVENS

Editora Global

Em “Contos tradicionais do Brasil para jovens”, o leitor mais jovem tem a oportunidade de conhecer um pouco do genial trabalho de Câmara Cascudo, grande pesquisador da cultura popular brasileira. Uma coleção de histórias que evidenciam crenças, costumes e valores do povo brasileiro, valioso registro da produção popular, seus falares e cantares.


7 filmes que abordam a consciência e conservação ambiental

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

Direção: Chris Renaud, Kyle Balda
Sinopse:
O menino Ted (Zac Efron) descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey (Taylor Swift), é ver uma árvore de verdade, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax (Danny DeVito), uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo.


Nausicaä do Vale do Vento (1985)

Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse:
A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios, mil anos após os "7 Dias de Fogo", um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados um dos outros pelo "Mar da Corrupção" e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.


Wall-E (2008)

Direção: Andrew Stanton
Sinopse:
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.


Minúsculos (2015)

Direção: Thomas Szabo, Hélène Giraud
Sinopse:
Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.


O Mundo dos Pequeninos (2010)

DIREÇÃO: Hiromasa Yonebayashi
Sinopse:
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.


Era uma Vez na Floresta (1993)

Direção: Charles Grosvenor
Sinopse:
Na floresta vivem a ratinha Abigail, Edgar, a toupeira, e o ouriço Russel. Eles brincam felizes até que o homem chega com gases tóxicos, fazendo com que Michelle, amiga deles, adoeça. Com a ajuda do tio Cornelius, os três buscam um meio de salvar Michelle e a floresta.


Princesa Mononoke (1999)

Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse:

A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Projeto “Profissão: e aí, já escolheu a sua?” faz entrevista com profissionais

Chegando a hora do ENEM, e logo mais, os alunos terão que escolher a sua futura profissão. A indecisão e até mesmo a falta de informação mais detalhada sobre a profissão de interesse, faz da decisão uma escolha difícil, um momento de conflito e de muitas dúvidas. Os questionamentos sobre o curso escolhido, a carreira que quer seguir, os planos para o futuro, são dilemas vivenciados por muitos jovens. E a dúvida geralmente é a mesma: a escolha tem que ser feita por vocação ou pensando na carreira que tem mais espaço no mercado?
Pensando nisto, o Projeto “Profissão: e aí, já escolheu a sua?”, promovido pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional), tem como objetivo contribuir através da orientação e acompanhamento, minimizar as dúvidas, buscando através de um trabalho dirigido com os jovens comunicadores e alunos do Ensino Médio, a aproximação dos mesmos à realidade de algumas profissões. 
Uma das etapas do Projeto é direcionar alunos interessados na determinada profissão a uma entrevista com profissionais. As entrevistas são gravadas e transmitidas em sala de aula para os alunos do Ensino Médio. Confira abaixo as informações de cada entrevista:

Psicóloga: Virgínia Monteiro
Alunos: Clara Letícia 3ª série
Gyovana Manuelle 2ª B
Jonathan Monteiro 1ª B

Khristian Alexssander 1ª B




Fonoaudióloga: Carla Ulliane
Alunos: João Vitor Oliveira 2ª A
Júlio Adriano 2ª A
Paloma Duarte 1ª A