sexta-feira, 30 de junho de 2017

Oratório Festivo é Campeão do Futsal Masculino Sub 18

Nossos convidados deste Nordestão evidenciaram muita garra e empenho

            Os Atletas do Futsal Masculino Sub 18 do Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju sagraram-se campeões neste 32º Nordestão. Destaque para o trabalho dedicado dos Treinadores Aldryn Ressur e Ranielly Ferreira junto aos meninos.

O Oratório festivo desenvolve um trabalho socioeducativo voltado à educação, esportes, brincadeiras, formação para a espiritualidade, favorecendo o intercâmbio, sobretudo social e cultural. Está integrado à Obra Salesiana, juntamente com a Paróquia e a Escola.


Todos nós que fazemos parte da Comunidade Educativa Salesiana parabenizamos os atletas pela conquista e aos educadores do Oratório pelo dedicado trabalho junto aos jovens.










quarta-feira, 28 de junho de 2017

Parcerias fortalecem o 32º Nordestão

Com o apoio de grandes empresas o evento pode oferecer ainda mais conforto para todos.

Para a realização desta edição, o Salesiano Aracaju contou com o apoio e parceria de diversos órgãos e empresas que contribuem para o fortalecimento do evento. É a constatação da máxima “a união faz a força” e neste caso, somar-se ao valor de grandes parceiros traz benefícios para todos.


Nesse sentido, nossos agradecimentos às Secretarias Estaduais de Esporte e Lazer e de Turismo do Estado de Sergipe e a Escola de Artes Valdice Teles pelo apoio e incentivo a essa grande festa. Agradecemos também o apoio e patrocínio da Universidade Tiradentes, a Minds English School, a Fabise, a Master Operadora de Turismo, RobôCiência, a Veramar Turismo e ao Big Bar.

Escolas de Aracaju também se somaram a este evento

Muito importante também é a parceria de grandes escolas de nossa cidade para esta edição do Nordestão. Prestativa e solicitamente, várias escolas disponibilizaram seus Complexos Esportivos para a realização de jogos. Nossos agradecimentos ao IDFG, Colégio Arquidiocesano, Colégio Purificação, SESC, Colégio Amadeus, Colégio Atlântico, IFS, COESI, AABB, Colégio Patrocínio São José e ASTM – Associação Sergipana de Tênis de Mesa.

Em nome de todos que fazem o Salesiano Aracaju, nosso MUITO OBRIGADO!



Presença marcante das Famílias

A importância dessa presença na vida escolar e esportiva dos Filhos.

        Tão importante como competir e mostrar o trabalho desenvolvido por cada atleta dentro de suas modalidades esportivas é a integração entre as delegações, o espírito de equipe, a solidariedade e a superação constante.


Os resultados vão chegando, mas também ficam registrados os valores ganhos por todos que participam dessa grande confraternização que reúne esportes, cultura e fé.
E mais uma vez o Nordestão evidencia a importância da Família junto aos seus filhos em todos os desafios e atividades escolares. Nesta edição do evento a presença marcante de familiares dão o contorno dessa importância.


A Sr.ª Dayse Valéria, mãe das alunas Maria Eduarda e Julia Rosa ressalta este valor: “Acho o esporte muito importante na vida do aluno, ajuda na disciplina, no convívio com os outros, e principalmente, aprendem a lidar com o seu limite, aceitando as derrotas e as conquistas. Sou uma mãe verdadeiramente salesiana. Estou sempre presente, apesar dasa dificuldades por conta do meu trabalho. Tenho muito orgulho das minhas filhas, tão pequenas, mas cheias de garra e determinação. Estão há dias dedicadas aos treinos e ensaios sempre com um sorriso lindo no rosto e disponíveis para o que vier. Orgulho de ser mãe! Orgulho de ser mãe salesiana! Ser Salesiano é viver em harmonia, partilha, alegria... Ser Salesiano é ser uma verdadeira Família”. Destaca, emocionada.









terça-feira, 27 de junho de 2017

Dedicação... Emoção... Nordestão!

Além de preparação firme, o Nordestão exige coração forte.


E começou! A 32º edição do Nordestão deu seu pontapé inicial nesta manhã com muitos jogos e muita emoção. Aliás, emoção é a palavra-símbolo ao final de cada lance, cada ponto, cada gol. 


É treinador que puxa a responsabilidade de sua equipe, torcida entoando seus gritos de guerra, são pais acompanhando nervosos e torcendo pelo melhor desempenho de seus filhos. Tudo é muito coração!


Este é somente o comecinho. Até sexta-feira acompanharemos muito suor e lágrimas e mostraremos cada detalhe desse 32º Nordestão Salesiano.

Nordestão Salesiano 2017 - E começou!

Ontem, 26 de junho, demos início a mais uma edição do Nordestão Salesiano. A cada nova edição é uma emoção diferente: muita ansiedade, friozinho na barriga e a felicidade de rever amigos, fazer novas amizades e competir de forma saudável e amorosa.


Desde 1984 essa história se desenha. Na noite de ontem, presente e passado se comunicaram no acendimento da pira olímpica: o aluno da 3ª série do Salesiano Aracaju, Tiago Loeser, Bicampeão Mundial de Karatê conduziu a tocha até ser entregue a Antônio Hora – ex – aluno da escola que participou da 1ª edição dos Jogos e atualmente é o Secretário Estadual de Esporte e Lazer de Sergipe.


E esse elo de família que o esporte promove nos trouxe a participação de convidados especiais – os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Manaus (AM), que vieram de longe para enriquecer ainda mais essa linda integração que o Nordestão promove todos os anos entre os alunos de suas diversas casas.


Em uma cerimônia emocionante, a casa anfitriã, o Salesiano Aracaju, mostrou sua gratidão a todos os presentes, acompanhado do Inspetor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Padre Nivaldo Pessinatti e da Irmã Maria Teixeira, representando a Inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Amélia de Assis Couto.


Muita música e arte permearam a apresentação. Tivemos a ilustre participação da Orquestra de Câmara de Aracaju, regida pelo Maestro Álvaro Araújo. Um dos pontos altos da noite foi a execução do Hino da Rede Salesiana, cuja partitura foi transcrita e gentilmente presenteada para nós pelo Maestro, Compositor, Arranjador e Músico Geazi Viana.


Evidenciando o espírito de família, a apresentação principal da noite contou com a presença de diversas de mães – momento emocionante para todos. E não parou por aí: nessa apresentação a obra de Dom Bosco foi ilustrada relacionando passado e presente e evidenciando o método educativo positivo, ativo, focado no desenvolvimento integral do jovem, na integração da ciência (razão), da oração (fé) e do amor-afeto (amorevolezza). Um momento de emoção para todos os presentes.



  
Por fim, o Diretor do Colégio do Salesiano Aracaju, anfitrião desta edição, declarou oficialmente aberto o 32º Nordestão Salesiano.




Que nesta edição tenhamos em nosso lema a verdadeira base para nossas ações: “fortalecer elos pelo esporte e pela fé”. Sejam bem-vindos. A Aracaju, Salesianos e Salesianas!

Nordestão 2017 - Antes de iniciar os jogos, uma pausa para a oração

Distribuídos em diversas paróquias, nossos atletas participaram da Missa.

Voltar o pensamento para o Pai, enchendo o espírito de amor, devoção e fé – esta é uma das bases da salesianidade. No esporte, assim como na vida, superar desafios, conquistar méritos e alcançar o melhor de si precisa vir acompanhado de reflexão, paciência, amor e gratidão. E no Nordestão essa premissa continua mais forte do que nunca.


Nesta edição, para facilitar a logística das escolas participantes, facilitando a acolhida pela escola anfitriã, as missas foram realizadas em quatro diferentes paróquias da cidade: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Salesiano Aracaju, Paróquia Jesus Ressuscitado, Paróquia São José de Anchieta e Paróquia Bom Jesus dos Navegantes. Assim, os participantes puderam ter a Palavra apresentada pelos Padres Diretores e Coordenadores de Pastoral de diferentes casas, mas todos com o mesmo objetivo – fortalecer o elo pelo esporte e pela fé – como destaca o lema do evento neste ano.



Agradecemos a todas as Paróquias e seus Párocos que, gentilmente, disponibilizaram o espaço de suas comunidades para receber a nós e a todos os atletas do 32º Nordestão Salesiano. Agradecemos também a todos os Padres Diretores e Coordenadores de Pastoral por se somar a nós, possibilitando que reforcemos a fé de nossos atletas e fortalecendo os ensinamentos de Dom Bosco neste grande pátio que é o Nordestão. 

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Alunos promovem festa junina em lar de idosos

            No dia 13 de junho aconteceu mais uma ação do “Projeto Inteligência Social: construindo uma escola solidária”, promovida pelo Serviço Social, SOE, Pastoral e nossos alunos. A ação aconteceu no SAME (lar de idosos), onde os participantes fizeram uma festa junina com comidas típicas, conversas, brincadeiras e música com a banda “Far All” (composta por nossos alunos), que animou a tarde com muito arrasta-pé e dança, despertando até uma cantora dentro do lar que fez uma participação especial com a banda. O momento contou também com a presença do Pe. Orsini Nuvens que fez uma linda oração.

            O projeto busca desenvolver e aprimorar atitudes solidárias nos nossos alunos para construção de um mundo melhor. Com certeza este dia ficará marcado na memória e no coração dos nossos alunos e dos idosos.





terça-feira, 13 de junho de 2017

Uso do Minecraft no Ensino Bilíngue

No dia 1° de junho, a turma X-Change do Ensino Bilíngue do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju/SE, trabalhou com Minecraft Education. O minecraft é “um jogo sobre a colocação de blocos e ida a aventuras, explorando mundos gerados aleatoriamente e construindo coisas surpreendentes, desde os mais simples de casas para o maior de castelos. É possível jogar no modo criativo com recursos ilimitados ou mina profunda no modo de sobrevivência, armas de artesanato e armaduras para afastar mobs perigoso, fazendo tudo isso sozinho ou com amigos.” No caso do Minecraft Education, o jogo têm objetivos e influência direta do Professor, que pode facilitar ou dificultar a atividade. O jogo auxilia e trabalha o entendimento do vocabulário da Língua Inglesa, pois os alunos tem que resolver os desafios que são propostos em Inglês.







Alunos conhecem bactérias no Laboratório de Ciências

As bactérias estão presentes em todos os ambientes. Muitas vezes sua presença não é prejudicial como os microrganismos que colonizam a nossa pele e o nosso trato gastrointestinal. Algumas vezes esta presença é até benéfica, como a utilização de microrganismos na indústria de alimentos na produção de alimentos fermentados, como diversas bebidas.

No dia 24 de maio os alunos dos sétimos anos, sobre a orientação do professor de Ciências Fernando Souza e pela Técnica de Laboratório Priscila Bezerra, puderam compreender um pouco melhor sobre as bactérias que vivem no nosso meio de forma bem diferente. A atividade constituiu na observação das bactérias em seu meio e como é sua reprodução. Os alunos puderam vê-las de maneira bastante diferentes, segundo o aluno Manoel Antonio do 7°B “A atividade nos proporcionou observá-las de maneira mais ampla, pois antes só víamos pelos livros, dessa forma nós pudemos aprender mais sobre sua reprodução e como elas estão em nosso meio.”.