sábado, 30 de setembro de 2017

Alunos fazem mapa mental voltado a aprendizado

Os alunos produziram mapas mentais sobre Invertebrados I e Sistema Nervoso

Mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
            Os mapas mentais procuram representar, com o máximo de detalhes possíveis, o relacionamento conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambiente operacional ou corporativo. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possa planejar ações e estratégias para alcançar objetivos específicos.
As turmas dos sétimos anos confeccionaram seus mapas mentais sobre os Invertebrados I e as turmas dos oitavos anos sobre Sistema Nervoso. De forma divertida e descontraída, os alunos conseguiram aprender ainda mais sobre o assunto, orientados pela Professora de Ciências, Isa Santos.










Simula ENEM acontece para preparar vestibulandos

A ação pedagógica que simula provas, datas, horários e regras do ENEM aconteceu em setembro

      Nos dias 17 e 24 de setembro, aconteceu o 2º Simula ENEM do Salesiano Aracaju. A ação pedagógica tem como objetivo preparar os vestibulandos para o ENEM, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Com mesmas regras, horários, provas e correções, alunos afirmam ser uma ótima experiência para prepará-los para qualquer circunstância que possa ocorrer.
      No dia 17 a prova foi sobre “Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação” e no dia 24 sobre “Ciências da Natureza e Matemática”. Vale ressaltar que tivemos a participação de alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, que optaram por adquirirem experiência cada vez mais cedo.

















Xadrez é utilizado como recurso pedagógico na Matemática

Alunos utilizam o jogo para aprender sobre Probabilidade

Os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II, orientados pela Professora de Matemática, Iris Zuleica, utilizaram o Xadrez como recurso pedagógico para aprender sobre Probabilidade, concretizando assim uma aprendizagem dinâmica e produtiva.
A atividade foi dividida em duas etapas:
- Na 1° etapa os alunos foram à sala de Xadrez para conhecer as técnicas do jogo que consiste na disputa entre dois jogadores, gerando uma competição divertida, em que o objetivo é atingir a peça do adversário com um xeque-mate e assim ganhar a partida. Para conseguir seu objetivo é necessário utilizar técnicas e estratégias de probabilidade durante o jogo. O desenvolvimento desta atividade ajuda na criatividade, auto-estima e contribui para a aprendizagem do assunto de matemática.



- Na 2° etapa os alunos confeccionaram um tabuleiro no tamanho real, onde eles foram as próprias peças do jogo e simularam de forma divertida o mesmo, buscando a aprendizagem simulando uma partida do jogo.





sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Conscientização na Semana do Trânsito

Nossos alunos do Infantil e Fundamental I aprenderam educação no trânsito

Muitos motoristas e pedestres não obedecem às leis, podendo provocar vários acidentes de trânsito. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. A educação no trânsito é fundamental para manter a paz e a segurança entre motoristas, pedestres e usuários dos meios de transporte.
A educação para o trânsito dentro da escola visa estimular nos alunos hábitos e comportamentos seguros, transformando conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações do cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo, interferindo em seu contexto. Essa Educação se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores (cooperação, tolerância, responsabilidade e solidariedade), para o exercício da cidadania.
O projeto alcançou seu objetivo principal com as seguintes estratégias: Aula Expositiva; Atividades de Pesquisa; Apresentação de vídeos (Educação no trânsito); Leitura, interpretação e produção de textos; Conversas de roda / Bate papo / Discussão / Debate; Confecção de cartazes; Confecção de maquetes; Músicas; Jogos e Brincadeiras; Simulação do trânsito. Onde os alunos aprenderam sobre: Os elementos de segurança no trânsito (semáforo, placas de sinalização, faixa de pedestre e demais componentes das vias públicas); Os itens de segurança de um veículo; Atitudes positivas e negativas no trânsito; Os meios de transportes; As regras e leis de trânsito, Os profissionais e o órgão responsável pelo trânsito; A importância do desenvolvimento de atitudes de tolerância, cooperação, responsabilidade e solidariedade.

A culminância do projeto aconteceu no dia 29 de setembro pela manhã com uma caminhada em prol da paz no trânsito, onde alunos, colaboradores e pais se vestiram de branco a fim de alertar para esta causa.








Assista o vídeo:



Let's make a Rocket!/Vamos fazer um foguete!

Alunos do Ensino Bilíngue constroem foguete com material reciclável

 Os projetos desenvolvidos do Ensino Bilíngue do Salesiano Aracaju buscam não apenas contribuir com o aprendizado da língua inglesa, mas também com o desenvolvimento global dos conhecimentos, explorando atividades interdisciplinares com temáticas de diferentes culturas. Também têm como intuito promover uma interação significativa entre Professores e alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos na vida delas.

Nossos alunos da turma Explorer Gray aprenderam sobre o Sistema Solar e sobre como é possível chegar no espaço com a construção de um foguete. O foguete foi produzido com material reciclável, pois também tratamos de sustentabilidade e providências que podem ser tomadas no dia a dia para redução do impacto que o lixo causa no meio ambiente.



Atividade prática sobre pH

Alunos do Ensino Médio medem o pH de soluções distintas

            Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, orientados pelo Professor de Química, Afram Domingos, e pela Aux. de Laboratório, Priscilla  Bezerra, realizaram a medição do pH de várias soluções distintas com a utilização de papel indicador universal (com quatro faixas) e, observaram a coloração das soluções após a adição de fenolftaleína, comprovando assim, se as soluções possuem características ácidas ou básicas.

O pH pode ser medido através de um aparelho chamado phmetro constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro ou com menor precisão pode ser medido com o uso de indicadores. Nos laboratórios de química, dois indicadores são muito utilizados: a fenolftaleína (uma solução que se apresenta incolor em meio neutro e ácido, e apresenta uma coloração rosa em soluções básicas) e a fita de pH (fita que apresenta diversos quadradinhos, quando embebida em uma solução cada quadrado muda para uma cor diferente, essas cores são comparadas com uma escala que vem impressa na embalagem podendo medir o pH com mais precisão em faixas menores de pH).






quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Início da Primavera e Educação Ambiental

A importância em conscientizar desde cedo sobre o meio ambiente

 

Na semana de 18 a 22 de setembro, os alunos da nossa Educação Infantil e Ensino Fundamental I aprenderam e desenvolveram trabalhos sobre conscientização e educação ambiental.

         Durante a semana, visitaram a Biblioteca Infantil de Sergipe para conhecê-la e assistir “Os contos de Primavera”. Confira os registros:




         Na sexta, dia 22 de setembro aconteceu a culminância com exposição dos trabalhos, apresentações dos mesmos e entregas de mudas a cada aluno para que o mesmo pudesse plantar onde desejasse e colaborar com o meio ambiente. Confira os registros:








quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Alunos do Ensino Médio aprendem Química no Laboratório

Alunos constatam experimentalmente as propriedades funcionais dos ácidos e das bases utilizando os indicadores ácido-base mais comuns

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, orientados pelo Professor de Química, Afram Domingos, e pela Aux. de Laboratório, Priscila Bezerra, tiveram uma aula prática sobre as Propriedades Funcionais de Ácidos e Bases, onde aprenderam de forma prática o assunto visto em sala de aula.
Desde os tempos primordiais da química experimental, os cientistas identificam os ácidos e bases por suas propriedades características. Os indicadores químicos (ou indicadores ácido-base) são utilizados na química para distinguir as soluções ácidas das básicas. Os alunos, com soluções distintas, identificaram, através de indicadores ácido-base como a fenolftaleína, azul de bromofenol, vermelho de metila e o papel tornassol, as espécies químicas que mudam de coloração conforme o meio onde se encontra ácido ou básico.







MasterChef 2017

Alunos fazem pesquisa de preço e realizam receitas

No dia 26 de setembro os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, orientados pelo Professor de Inglês, André Lourival, e pela Professora de Matemática, Íris Zuleica, foram chefs de cozinha numa atividade pedagógica, onde o foco foi Healthy Food/Comida Saudável, algo muito importante e de necessária conscientização e prática desde cedo.
Como o projeto foi interdisciplinar, os alunos também trabalharam pesquisa de mercado na hora de comprar os ingredientes necessários, pondo em prática, pois, seus conhecimentos matemáticos. Além disso, o estudo sobre os nutrientes, abordados na disciplina de ciências, também foi analisado.
A atividade consistia em: apresentação oral na linguagem inglesa e portuguesa dos componentes que foram utilizados, da receita e do resultado final, onde os alunos serviam o lanche aos jurados que avaliaram sabor e desenvoltura dos alunos.
Os alunos do Ensino Bilíngue também tiveram participação falando sobre curiosidades de comidas saudáveis e trazendo receitas.

Mais do que um evento, o Masterchef foi um projeto de vivência e prática de conhecimentos. O Colégio Salesiano parabeniza e agradece a todos os envolvidos: Professores, alunos, pais, coordenadores e equipes de decoração e comunicação.







segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Estudo sobre plantas no Laboratório

Ao estudar sobre plantas, alunos fazem extração da clorofila e pigmentos dos vegetais

No dia 19 de setembro, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental I, sob a orientação das Professoras Denise Santana e Tatiana Dantas e da Aux. De Laboratório Priscila Bezerra, participaram de uma aula investigativa, onde puderam conhecer melhor sobre as plantas, com a experiência da extração da clorofila e pigmentos dos vegetais.

Os alunos fizeram a manipulação de folhas e vegetais (como repolho roxo, beterraba e couve) utilizando álcool, Almofaris Pistilo e Bequer. Essa prática despertou curiosidade e proporcionou conhecimento ao mostrar as características das plantas, frutas e vegetais.



Assista o vídeo:

Jovens Conectados 2017

Alunos participam de momento com profunda conexão pessoal

            Após os Encontros de Formação, que acontecem no 1º semestre para as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os colaboradores da Pastoral e Serviço Social desenvolveram um novo projeto que proporciona momentos de reflexão pessoal aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Jovens Conectados.
            Tais encontros têm um tema pertinente à vida: “Minha Essência”, onde os alunos são levados a refletir sobre seus anseios, desejos, medos e tudo que o forma como o é. Também é ressaltada nestes encontros, a necessidade de aceitar o seu colega do jeito que ele é, apoiando-o em suas escolhas.

            O Jovens Conectados tem proporcionado momentos que ficarão guardados para sempre por seus participantes, unindo-os cada vez mais como família.

Assista o vídeo:








II Torneio Escolinhas de Voleibol

Os atletas participaram de um divertido campeonato nas duas últimas semanas

No período de 11 a 25 de setembro, os atletas das escolinhas de voleibol participaram de um torneio promovido pelo Professor Laelson Menezes. Com 7 equipes e 2 categorias, os alunos dedicaram-se e orgulharam-se do resultado. O torneio teve como objetivo o incentivo ao esporte e ao aprendizado em competições.

Confira os registros: