terça-feira, 22 de março de 2016

Início dos Encontros de Formação de 2016

Os Encontros de Formação de 2016 já iniciaram com as turmas de 2° e 3° anos do Ensino Médio na chácara do colégio. Os mesmos têm como objetivo proporcionar aos alunos um momento formativo além dos que já existem na escola, onde eles poderão refletir sobre a própria vida e as escolhas que fazem a partir dos temas propostos.

É feito um itinerário desde as turmas do 6° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, com um caminho de temas que os fazem amadurecer em aspectos humanos e espirituais. “O interessante é que a gente vê o crescimento deles, os passos que dão a cada ano em relação à forma de se comportar e lidar com o próximo.” disse Valdemir Augusto, assistente da pastoral.

Tema do 2° ano do Ensino Médio

No encontro do 2° ano foi abordado o tema: As dimensões “SER e TER”, onde a equipe buscou trabalhar com os alunos a própria essência do ser humano, ressaltando que aquilo que a pessoa é enquanto indivíduo é muito mais especial do que aquilo que ela tem, afinal, é possível não ter bens materiais e ainda assim deixar marcas boas na vida das pessoas.

“O meu ser não está relacionado com aquilo que eu tenho, o que eu tenho me ajuda a caminhar, mas somente a minha essência ditará o meu caminho. Eu posso ter muitas coisas, mas até que ponto essas coisas vão me ajudar a crescer?” disse Valdemir.

Tema do 3° ano do Ensino Médio

O tema do encontro do 3° ano foi “Projeto Pessoal de Vida”, escolhido devido à enorme pressão que os alunos sofrem pela sociedade para serem aprovados em vestibulares.

O encontro abordou a necessidade dos alunos fazerem escolhas que os deixam felizes, e não escolhas que a sociedade impõe, afinal, eles que irão lidar com as consequências das mesmas até o fim de suas vidas. É necessário que percebam os passos que estão dando e as escolham que estão fazendo. Quando se tem claro em mente os objetivos de vida, cada passo que se dá se torna mais concreto e sólido.


Foi ressaltado a eles que, por mais que as escolhas sejam individuais, nunca estarão sozinhos, pois têm o apoio do colégio, da família e de Deus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário