terça-feira, 24 de maio de 2016

Matemática é trabalhada através de jogo eletrônico

Na última quinta, dia 19 de maio, foi realizada uma atividade com o jogo Minecraft para os alunos dos 7° anos, orientados pela professora Aparecida Nascimento, da disciplina Matemática. A definição segundo o próprio fabricante é: um jogo sobre a colocação de blocos e ida a aventuras, explorando mundos gerados aleatoriamente e construindo coisas surpreendentes, desde os mais simples de casas para o maior de castelos. É possível jogar no modo criativo com recursos ilimitados ou mina profunda no modo de sobrevivência, armas de artesanato e armaduras para afastar mobs perigoso, fazendo tudo isso sozinho ou com amigos.


O Minecraft na matemática tem uma combinação de itens que pode ajudar na matemática básica e na geometria. O jogo permite criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real. Pensando nisso, a professora de Matemática decidiu utilizá-lo em sala de aula, onde, na primeira etapa os alunos jogaram entre si no mundo virtual e, em seguida, fizeram um relatório sobre onde poderiam trabalhar o jogo na matemática. Na segunda etapa, os mesmos construíram réplicas digitais de partes da escola usando princípios matemáticos. O objetivo da atividade foi construir conhecimento de forma diferenciada, tornando os alunos mais críticos, dinâmicos e interessados nas aulas.
Givaldo Hélio, do 7° ano “B” contou sobre a experiência: “a atividade foi muito boa, pois desenvolveu a criatividade e a imaginação, exigindo uma grande concentração, uma vez que, precisamos medir e usar a quantidade de blocos certos para construir algo”. Das turmas que participaram da atividade, foi possível identificar alunos que nunca tinham jogado e outros que fazem o uso desde o seu lançamento, porém, o resultado de um acompanhamento em sala de aula resultou em lindos trabalhos de todos os grupos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário