Em 2017 o Salesiano Aracaju inovará com o material didático da Micro Kids para o Ensino Fundamental I, um sistema voltado para a utilização das tecnologias educacionais como facilitadora do cotidiano social, comprometida com a Educação de maneira ética, séria e eficiente, favorecendo a inclusão, a participação do educando e o desenvolvimento da educação de qualidade. A proposta é também enriquecida pela criação de games educacionais que propulsionam o pensar e agir diante da necessidade de acessar informações e resolver problemas, tornando o aluno sujeito ativo na construção do conhecimento.
Saiba mais sobre o material de cada série:
2º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
A criança é estimulada a construir e praticar
valores como justiça e ética em todos os projetos. Nesta edição, reformulada e
atualizada, o desafio é proposto por meio da diversidade nas atividades e
promove o compartilhar, alcançando conquistas com o grupo, além de desenvolver
a consciência individual da importância de uma vida saudável. A escola é vista
como um lugar privilegiado para aprendizagem e no qual se estimula a leitura de
clássicos infantis.
A utilização das ferramentas tecnológicas facilita
a mediação do professor no processo de ensino, agregando o sentimento de prazer
nos momentos de estudo, produção e divulgação de conhecimentos.
Os principais descritores observados neste volume
são a localização de informações em textos informativos e que requerem a
seleção e a comparação de dados do texto e a solução de problemas que envolvem
as operações matemáticas básicas e a leitura de informações em tabelas.
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Produção de cartões | Apresentações dinâmicas |
Criação de imagens e material publicitário | Produção de animações | Criação de
HQs | Produção de revista de receitas.
3º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Dialogar sobre questões ligadas à vida, ao
ambiente, às questões sociais e à ciência, essa é a base dos projetos deste
volume, reformulado e atualizado, que propõe rever conceitos. Novos
significados são dados à aprendizagem por meio das atividades que envolvem o
uso da tecnologia, promovendo transformações atitudinais e novas formas de ser
e de atuar no mundo.
A interação do indivíduo com o ambiente, com os
seres vivos e com a sociedade são temas que exploram conteúdos de base
científica, que motivam o aluno para o aprendizado de maneira colaborativa e
compartilhada, desenvolvendo habilidades de expressão artística e cultural
através de diferentes linguagens como a textual, visual e musical.
Enfatizam-se os descritores de identificação e
localização de dados em representações gráficas; relações e cálculos entre
medidas de tempo; interpretação de texto com auxílio de elementos não verbais e
identificação da finalidade do texto.
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Linguagem de Programação | Criação de HQs |
Atividades interativas digitais | Desenvolver apresentação dinâmica com slides
| Elaboração e construção de uma revista | Planilha eletrônica | Lógica de
programação | Linguagem de programação.
4º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Os projetos sugeridos neste livro, reformulado e
atualizado, foram construídos para o crescimento constante do aluno como sujeito
ativo no processo ensino-aprendizagem. O computador é utilizado como ferramenta
de apoio no desenvolvimento das atividades propostas. Em todo o momento, o
aluno é convidado a atuar como personagem junto à Turma MK. A tecnologia é
apresentada como elemento natural do processo de construção do conhecimento.
Há total interação com os temas abordados, que dão
ênfase ao respeito e à preservação do planeta, além dos procedimentos e
atitudes de cada um no que tange à boa alimentação. As atividades exploram softwares
que abordam astronomia e história em quadrinhos, tornando o aluno mais atuante
na condição de autor da construção de um mundo melhor.
Os descritores que se destacam são o de localização
das informações explícitas, a partir da reprodução das ideias de um trecho do
texto; inferência do sentido de uma expressão, mesmo na ausência do discurso
direto; reconhecimento da representação decimal de medida de comprimento e sua
localização na reta numérica.
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Planilha eletrônica | Produção de textos e imagens
| Criação de Boletim informativo | Animação gráfica | Produções textuais e
visuais | Construção de HQs | Criação de livros interativo multimídia | Lógica
de programação | Linguagem de programação.
5º
ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
Este volume, atualizado e reformulado, potencializa
a aprendizagem, o raciocínio lógico, os talentos artísticos e a criatividade.
As linguagens escrita e oral são ampliadas, assim como são desenvolvidas
habilidades matemáticas específicas desta etapa cognitiva.
Enfatiza-se o espírito investigativo, a autonomia e
a discussão que envolve preconceito e marginalização a partir da realidade do
aluno e dele como sujeito responsável pelos seus atos em relação aos colegas e
a si próprio. Valoriza-se a amizade, gestos de carinho, respeito e ética de
maneira integrada ao uso das tecnologias que facilitam o desenvolvimento e a
construção de conhecimento.
Os assuntos abordados estão articulados com os
descritores sobre resolução de problemas que envolvem conversão ou relação de
diferentes unidades de grandeza e identificação de tema em textos expositivos e
informativos.
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Linguagem de Programação | Produção de materiais
informativos | Criação de jogos virtuais | Criação e edição de vídeo | Planilha
eletrônica | Produção textual e visual | Lógica de programação | Criação de
game em 3D.
Referência: http://www.microkids.com.br
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