quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Inovação para 2017: Micro Kids



Em 2017 o Salesiano Aracaju inovará com o material didático da Micro Kids para o Ensino Fundamental I, um sistema voltado para a utilização das tecnologias educacionais como facilitadora do cotidiano social, comprometida com a Educação de maneira ética, séria e eficiente, favorecendo a inclusão, a participação do educando e o desenvolvimento da educação de qualidade. A proposta é também enriquecida pela criação de games educacionais que propulsionam o pensar e agir diante da necessidade de acessar informações e resolver problemas, tornando o aluno sujeito ativo na construção do conhecimento.

Saiba mais sobre o material de cada série:

2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

A criança é estimulada a construir e praticar valores como justiça e ética em todos os projetos. Nesta edição, reformulada e atualizada, o desafio é proposto por meio da diversidade nas atividades e promove o compartilhar, alcançando conquistas com o grupo, além de desenvolver a consciência individual da importância de uma vida saudável. A escola é vista como um lugar privilegiado para aprendizagem e no qual se estimula a leitura de clássicos infantis.
A utilização das ferramentas tecnológicas facilita a mediação do professor no processo de ensino, agregando o sentimento de prazer nos momentos de estudo, produção e divulgação de conhecimentos.
Os principais descritores observados neste volume são a localização de informações em textos informativos e que requerem a seleção e a comparação de dados do texto e a solução de problemas que envolvem as operações matemáticas básicas e a leitura de informações em tabelas.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Produção de cartões | Apresentações dinâmicas | Criação de imagens e material publicitário | Produção de animações | Criação de HQs | Produção de revista de receitas.

3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dialogar sobre questões ligadas à vida, ao ambiente, às questões sociais e à ciência, essa é a base dos projetos deste volume, reformulado e atualizado, que propõe rever conceitos. Novos significados são dados à aprendizagem por meio das atividades que envolvem o uso da tecnologia, promovendo transformações atitudinais e novas formas de ser e de atuar no mundo.
A interação do indivíduo com o ambiente, com os seres vivos e com a sociedade são temas que exploram conteúdos de base científica, que motivam o aluno para o aprendizado de maneira colaborativa e compartilhada, desenvolvendo habilidades de expressão artística e cultural através de diferentes linguagens como a textual, visual e musical.
Enfatizam-se os descritores de identificação e localização de dados em representações gráficas; relações e cálculos entre medidas de tempo; interpretação de texto com auxílio de elementos não verbais e identificação da finalidade do texto.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Linguagem de Programação | Criação de HQs | Atividades interativas digitais | Desenvolver apresentação dinâmica com slides | Elaboração e construção de uma revista | Planilha eletrônica | Lógica de programação | Linguagem de programação.

4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Os projetos sugeridos neste livro, reformulado e atualizado, foram construídos para o crescimento constante do aluno como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O computador é utilizado como ferramenta de apoio no desenvolvimento das atividades propostas. Em todo o momento, o aluno é convidado a atuar como personagem junto à Turma MK. A tecnologia é apresentada como elemento natural do processo de construção do conhecimento.
Há total interação com os temas abordados, que dão ênfase ao respeito e à preservação do planeta, além dos procedimentos e atitudes de cada um no que tange à boa alimentação. As atividades exploram softwares que abordam astronomia e história em quadrinhos, tornando o aluno mais atuante na condição de autor da construção de um mundo melhor.
Os descritores que se destacam são o de localização das informações explícitas, a partir da reprodução das ideias de um trecho do texto; inferência do sentido de uma expressão, mesmo na ausência do discurso direto; reconhecimento da representação decimal de medida de comprimento e sua localização na reta numérica.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Planilha eletrônica | Produção de textos e imagens | Criação de Boletim informativo | Animação gráfica | Produções textuais e visuais | Construção de HQs | Criação de livros interativo multimídia | Lógica de programação | Linguagem de programação.

5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Este volume, atualizado e reformulado, potencializa a aprendizagem, o raciocínio lógico, os talentos artísticos e a criatividade. As linguagens escrita e oral são ampliadas, assim como são desenvolvidas habilidades matemáticas específicas desta etapa cognitiva.
Enfatiza-se o espírito investigativo, a autonomia e a discussão que envolve preconceito e marginalização a partir da realidade do aluno e dele como sujeito responsável pelos seus atos em relação aos colegas e a si próprio. Valoriza-se a amizade, gestos de carinho, respeito e ética de maneira integrada ao uso das tecnologias que facilitam o desenvolvimento e a construção de conhecimento.
Os assuntos abordados estão articulados com os descritores sobre resolução de problemas que envolvem conversão ou relação de diferentes unidades de grandeza e identificação de tema em textos expositivos e informativos.

HABILIDADES TECNOLÓGICAS
Linguagem de Programação | Produção de materiais informativos | Criação de jogos virtuais | Criação e edição de vídeo | Planilha eletrônica | Produção textual e visual | Lógica de programação | Criação de game em 3D.



Referência: http://www.microkids.com.br

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