Alunos
utilizaram spinner como cronômetro para realização de desafios
Atividade dos 8° anos
Para trabalhar, de forma
dinâmica, o assunto “A congruência na obra de Escher”, os alunos do 8° ano do
Ensino Fundamental II, orientados pela Professora de Matemática, Maria
Aparecida do Nascimento, verificaram as diferentes formas congruentes, a
metamorfose gerada pela repetição de padrões geométricos e, em seguida,
utilizaram o Spinner como cronômetro
para realização de desafios ligados ao assunto.
Spinner é
um brinquedo que serve como um amenizador da ansiedade e do estresse. Consiste
num equipamento que, quando impulsionado começa a girar constantemente na ponta
dos dedos do seu usuário. Também é conhecido como hand spinner, fidget spinner
ou fidget hand spinner. Um spinner serve como uma ajuda para
combater a ansiedade e diminuir o estresse, além de também ser útil para
auxiliar as pessoas que desejam largar alguns vícios, como roer as unhas ou
usar constantemente o smartphone, por exemplo.
Sobre o assunto “A
congruência na obra de Escher”, grande parte das gravuras de sua obra
apresentam figuras que se repetem em diferentes posições e que facilita a
percepção da utilização de conceitos geométricos com ângulos, simetria e
congruências de figuras. O artista holandês, Mauritis Cornelis Escher (1898-1972),
ganhou destaque em suas obras por utilizar conceitos e propriedades
geométricas.
A aula de matemática
tornou-se mais atrativa e os alunos tiveram uma melhor compreensão com a
prática.
Atividade dos 7° anos
Para trabalhar o assunto
“Razões Espaciais” e velocidade média entre elas, os alunos do 7° ano do Ensino
Fundamental II utilizaram o Spinner como cronômetro para resoluções de questões
sobre o assunto, fazendo assim com que a aula fosse dinâmica e produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário