Por compreender a educação como um processo de constante reflexão sobre o ser, fazer e viver em sociedade, não poderíamos deixar de trazer a vocês o reconhecimento de um momento histórico que marcou profundamente os cidadãos brasileiros, por meio de atos que, direta ou indiretamente afetaram o cotidiano das pessoas e seus direitos humanos violados.
Vivemos hoje, em um regime democrático, em que a liberdade de expressão e de pensamento precisam ser valorizados com o objetivo de formarmos o “bom Cristão e honesto cidadão” com pensamento crítico, a fim de que possa atuar coerentemente na sociedade e, neste entendimento, possibilitamos, enquanto instituição educativa e formativa, a abertura do espaço escolar para a partilha dessa diversidade de opiniões, entendimentos e experiências vivenciadas. Foram três dias intensos de uma verdadeira aula de cidadania!
O projeto Brasil em movimento, idealizado pela equipe docente e pedagógica de nossa escola, teve como objetivos refletir com os educandos:
– O que significou o 01 abril 1964?
– Que heranças a ditadura nos lega em 2014?
– Como os jovens pensam a História recente do Brasil?
Para responder a esses questionamentos, o projeto possibilitou:
– Promover um debate transdisciplinar sobre o golpe civil-militar de 64 com seus antecedentes, significados e repercussões na sociedade brasileira atual, proporcionando uma reflexão sobre a história recente do Brasil.
– Descrever o contexto social, político, econômico e cultural brasileiro e mundial na década de 1960.
– Caracterizar a atuação dos diferentes grupos sociais na organização, execução e manutenção do golpe civil-militar de 64.
– Analisar, em 2014, os principais impactos políticos, culturais, sociais e econômicos do golpe civil-militar de 64.
Convictos de que o Projeto Brasil em Movimento, alcançou os objetivos propostos e possibilitou uma reflexão crítica sobre os fatos que nos antecederam na história do nosso País, queremos, portanto, agradecer a todos os envolvidos nessa importante ação educativa, aos convidados que aceitaram prontamente o convite da instituição, na pessoa do professor Leonardo Matos, que com tanto empenho articulou os demais colegas educadores nesta aula de História, cidadania e vida. Que a dor, que a injustiça, que a guerra, que a mentira e o futuro de tantos irmãos nossos que habitam nesse planeta terra nunca nos seja indiferente.
Por fim, queremos agradecer a Deus e a N.Sra. Auxiliadora, por poder vivenciar essa experiência e preparar dignamente a vocês nossos educandos para a vida em sociedade.
É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU.
Pe. Paulo Henrique
Diretor
Pe. Paulo Henrique
Diretor
Nenhum comentário:
Postar um comentário