Sabendo da influência dos vídeo games
na vida de nossos educandos, o Salesiano Aracaju optou como tema para o
SaleFolia 2016 a História do Vídeo Game, a fim de conscientizar alunos e pais
sobre os pontos positivos e negativos dos jogos eletrônicos. Cada turma, que
participou do desfile carnavalesco, escolheu um jogo de acordo com a sua faixa
etária para estudá-lo e fantasiar-se de seus personagens. Os jogos escolhidos
pelas turmas foram: Pacman, Lego Marvel,
Minecraft, Just Dance, Mario Bros, Sonic, Angry Birds, Star Wars, Street
Fighter.
OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO ALIADOS NA EDUCAÇÃO:
A influência dos jogos
eletrônicos na educação tem despertado a atenção de pais e educadores. É certo
que, mais cedo ou mais tarde, esses instrumentos tecnológicos acabam fazendo parte da vida dos pequenos. Pais e
educadores que vivenciaram um cenário diferente do atual, na infância e
adolescência, questionam o uso do recurso tecnológico e dividem opiniões.
Pesquisas apontam benefícios no
desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e jovens. É
importante ter conhecimento sobre os efeitos positivos, como também sobre os
cuidados acerca do uso dos jogos eletrônicos. A participação e orientação dos
pais e educadores serão de fundamental importância na utilização desse recurso.
EFEITOS POSITIVOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS:
- Podem contribuir com o
desenvolvimento de funções como a atenção, percepção e memória;
- O jogo proporciona ao jogador
desafios e a criação de estratégias para alcançar o objetivo;
- Permite o aprendizado sobre
perdas e ganhos. Ao perder, o jogador é incentivado a aprender com seu erro e
buscar melhorias em suas estratégias;
- Pode ser utilizado como um
instrumento educacional para as crianças, pois através dele é possível aprender
outros idiomas;
- Propicia o aprendizado de
regras.
DICAS IMPORTANTES:
- O tempo em que as crianças ou
os jovens passam jogando deve ser controlado objetivando evitar problemas de
dores de cabeça e dependência. Até uma hora por dia é o recomendado por
especialistas;
- Observar a classificação do
jogo. Alguns jogos não são apropriados para todas as faixas etárias;
- Ter cuidado para que os jogos
eletrônicos não substituam atividades recreativas, esportivas e artísticas,
também indispensáveis para o desenvolvimento das crianças.
O tema foi muito bem recebido
pelos alunos, que aliaram a diversão com o aprendizado. Os docentes tiveram
papel importante para manter o equilíbrio e a empolgação dos mesmos. Com tanta
empolgação o resultado não poderia ser outro: um lindo e divertido desfile dos
nossos alunos caracterizados de acordo com o seu jogo. O Colégio Salesiano
agradece a todos que participaram desta celebração.
REFERÊNCIAS:
* Texto produzido por Andreza
Nonato (comunicação), Tainara (SOE) e Clécia (SOE).
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