Na última quinta, dia 19 de
maio, foi realizada uma atividade com o jogo Minecraft para os alunos dos 7°
anos, orientados pela professora Aparecida Nascimento, da disciplina
Matemática. A definição segundo o próprio fabricante é: um jogo sobre a
colocação de blocos e ida a aventuras, explorando mundos gerados aleatoriamente
e construindo coisas surpreendentes, desde os mais simples de casas para o
maior de castelos. É possível jogar no modo criativo com recursos ilimitados ou
mina profunda no modo de sobrevivência, armas de artesanato e armaduras para
afastar mobs perigoso, fazendo tudo isso sozinho ou com amigos.
O Minecraft na matemática tem
uma combinação de itens que pode ajudar na matemática básica e na geometria. O
jogo permite criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em
escala real. Pensando nisso, a professora de Matemática decidiu utilizá-lo em
sala de aula, onde, na primeira etapa os alunos jogaram entre si no mundo
virtual e, em seguida, fizeram um relatório sobre onde poderiam trabalhar o
jogo na matemática. Na segunda etapa, os mesmos construíram réplicas digitais
de partes da escola usando princípios matemáticos. O objetivo da atividade foi
construir conhecimento de forma diferenciada, tornando os alunos mais críticos,
dinâmicos e interessados nas aulas.
Givaldo Hélio, do 7° ano “B”
contou sobre a experiência: “a atividade foi muito boa, pois desenvolveu a
criatividade e a imaginação, exigindo uma grande concentração, uma vez que,
precisamos medir e usar a quantidade de blocos certos para construir algo”. Das
turmas que participaram da atividade, foi possível identificar alunos que nunca
tinham jogado e outros que fazem o uso desde o seu lançamento, porém, o
resultado de um acompanhamento em sala de aula resultou em lindos trabalhos de
todos os grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário