Os alunos
são estimulados a ler através de diversas ações pedagógicas
O
Projeto de Leitura para os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano
Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, tem como objetivo incentivar e
estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando os alunos a
perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido
de conhecimento, sabedoria e informação.
O
projeto acontece através de ações pedagógicas, como:
-
Roda de leitura: esta ação acontece semanalmente em diferentes ambientes, além
dasala de aula (como biblioteca, área verde, laboratório de informática), onde os
alunos têm contato com os diversos tipos de gêneros literários e socializam através
de dramatização, dança, paródia, musicalização, recontos, entre outros.
-
Mala viajante: é uma atividade desenvolvida semanalmente pelas turmas dos 2º e
3º anos, os alunos levam um livro surpresa para ler com a família e trazem
posteriormente para partilhar com os seus colegas.
-
Compartilhando leituras: os alunos trazem o seu livro preferido para trocar com
o colega, em seguida as histórias são compartilhadas entre a turma.
A
Coordenadora do segmento, Jane Célia, explica mais sobre a ideia: “Acreditamos
que a leitura é uma facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, além de
ser um instrumento importante para a apropriação de conhecimentos relativos ao
mundo exterior. Ela desenvolve o senso crítico, o poder de argumentação, amplia
e enriquece o vocabulário. Entendemos também que a leitura é um hábito que
precisa de estímulo e motivação, por isso realizamos diferentes ações
pedagógicas e criativas para tornar esse momento prazeroso e significativo
despertando assim o interesse pela leitura. A família também é de fundamental
importância para alcançarmos esse objetivo, “o hábito de ler”, pois juntos
formaremos cidadãos leitores, competentes e autônomos.”.
Ao
final de cada trimestre acontece a “Manhã Literária”, culminância deste
projeto, onde cada turma escolhe um livro trabalhadopara
apresentar um reconto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário