sexta-feira, 2 de setembro de 2016

7 biografias que todo fã de rock internacional deve ler

Obs: Indicações foram feitas pelo portal Árvore de Livros (www.arvoredelivros.com.br)

As artes são mágicas! Elas despertam sentimentos incríveis em nós sempre que as admiramos. Quem nunca chorou assistindo um filme emocionante? Ou então tem “aquela” música favorita, que só de pensar no refrão causa arrepios? E todo mundo já ficou com a barriga doendo de tanto rir com algum show de comédia, não é? E, não raro, nos aproximamos dos artistas. Gostamos de entender sua linha de pensamento, admirar seus trabalhos e acompanhar sua trajetória artística, para nunca perder uma oportunidade de reviver aquele sentimento que sua arte nos traz.
Na música, é muito comum que o fã procure saber cada vez mais de sua banda ou artista favorito. Seja ouvindo discografias inteiras, assistindo vídeos de shows e pensando “como gostaria de estar lá”, ou então vendo o dia-a-dia de quem faz a música nas redes sociais. No fim, a verdade é só uma: sempre queremos nos aproximar de nossos ídolos.
Uma excelente maneira para isso é ler biografias! Nada melhor do que ler a história de vida detalhada daquela pessoa que, mesmo sem te conhecer, mexe tanto com seus sentimentos utilizando apenas algumas palavras e acordes.  

Neil Young – A Autobiografia | Neil Young
Considerado até hoje um dos melhores guitarristas do mundo, Neil Young nasceu no Canadá e iniciou sua carreira nos Estados Unidos. Extremamente virtuoso por misturar folk e country em suas musicas, Neil retrata nesse livro muitas curiosidades de sua vida: suas maiores amizades dentro e fora da musica, relações amorosas e, surpreendentemente, a sua busca constante por sustentabilidade ambiental.



Luz & Sombra – Conversas com Jimmy Page | Brad Tolinski
Embora seja uma das maiores bandas de rock da história, não houve nenhum registro histórico das memórias do Led Zeppelin até o lançamento desse livro. Em “Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page”, Brad Tolinski (editor-chefe da Guitar World, uma revista especializada em música) reúne mais de cinquenta horas de conversas com Jimmy Page, guitarrista e líder do Led Zeppelin. O leitor vai encontrar muitas curiosidades sobre ligações de clássicos da banda com a vida do guitarrista, encontros com outros músicos renomados e conhecer mais sobre o lado místico e sobrenatural de Jimmy.



AC/DC – A biografia | Mick Wall
Com mais de 200 milhões de discos vendidos, o AC/DC nunca se interessou em registrar sua história em nenhum tipo de mídia além da própria música. Aproveitando tamanha indiferença, Mick Wall faz um retrato da banda de maneira transparente, sem preocupações em falar bem ou mal dos integrantes. Reunindo diversos documentos, entrevistas realizadas por conta própria e relatos de conhecidos dos músicos, o autor consegue delinear a trajetória da banda tocando em pontos importantes: o gênio indomável dos irmãos Young, a morte de integrantes e a relação com o público hoje em dia.


Bruce Dickinson – Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do Heavy Metal | Joe Shooman
Considerado por alguns como o melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos, Bruce Dickinson teve uma vida artística muito rica fora do Iron Maiden. Nesse livro de Joe Shooman, passamos por muitas situações em que podemos ver a veia artística de Bruce pulsando: excelente lutador de esgrima, radialista, escritor de ficção e piloto de aeronaves são apenas alguns de seus talentos. Nada mal, não?


James Hetfield – O Lobo à frente do Metallica  | Mark Eglinton
James Hetfield, vocalista e líder do Metallica, tem sua história narrada nesse livro a partir de um ponto de vista muito mais humano do que estamos acostumados. Sempre com muita energia e vigor nos palcos, James teve que lidar com muitos percalços em sua vida e carreira para sustentar o Metallica por mais de três décadas. Mortes de familiares e membros de banda, golpes de empresários, álcool e drogas foram apenas algumas das barreiras que o Lobo teve que enfrentar.


Pearl Jam – Duas décadas de sucesso | Camilla Bazzoni De Medeiros

Ícone do rock nos anos 90, o Pearl Jam foi um respiro para os órfãos do Nirvana e do Ramones. Liderados por Eddie Vedder, a banda tem uma trajetória de amadurecimento muito particular: em seu início, a preocupação maior era distorcer as guitarras, enquanto atualmente a banda é muito engajada em causas políticas, sociais e ambientais. Retratando a história de todos os integrantes (vivos e falecidos), Camilla Bazzoni faz o fiel retrato de uma fã apaixonada nessa biografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário