A
sabedoria popular afirma que “Quem canta seus males espantam” e as experiências
cotidianas comprovam o quanto os sons têm importância e funcionalidade em nossa
sociedade,como por exemplo, as sirenes que nos alertam sobre algo e o cantar “parabéns
para você” que é tão significativo para as culturas ocidentais.
A
música como área do conhecimento é importante para o enriquecimento de
experiências e de desenvolvimento da sensibilidade do ser humano. Ela contribui
para ampliação do raciocínio, melhoria no relacionamento interpessoal em
diversas fases da vida, melhoria na saúde, dentre outros.
No
ambiente escolar, a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de
ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras
habilidades linguísticas das crianças. A autora Bréscia (2003), considera que o trabalho com musicalização infantil na
escola, é um poderoso instrumento que desenvolve além da sensibilidade, fatores
como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade
auditiva e disciplina.
A
proposta pedagógica de educação musical do Colégio Salesiano Aracaju é da
música compreendida como linguagem e área de conhecimento integrada à realidade
da sala de aula,que auxilia, interage, enriquece e é aprendida em conjunto com
as demais áreas do conhecimento.
Na
educação infantil, o objetivo principal é que os alunos possam descobrir o
mundo e sua sonoridade em um ambiente que prioriza a socialização, o
desenvolvimento cognitivo e das habilidades artísticas, por meio de atividades
lúdicas, vivência sonora e de conhecimento da literatura musical, mesclando a
dança, as artes e o teatro.
As
atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, exploração sonora, o fazer musical, a
escuta sonora, a construção de elementos sonoros são fundamentadas em teóricos
da educação musical como Dalcroze (1950), Kodaly (1967), Car lOrff (1982), que
privilegiam, respectivamente, a aprendizagem musical e o desenvolvimento do
ritmo e movimento, as canções folclóricas e o fazer musical.
Em
conformidade com os Parâmetros Curriculares da Educação e a lei 11.769/08 que
dispõe sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, acreditamos em
todo potencial que a música promove ao desenvolvimento do ser e na
educação musical como área de fundamental
importância para a formação de melhores cidadãos.
Texto por:
Kadja
Emanuelle
Educadora
Musical / Licenciada em Música (UFS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário