quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A música na escola

A sabedoria popular afirma que “Quem canta seus males espantam” e as experiências cotidianas comprovam o quanto os sons têm importância e funcionalidade em nossa sociedade,como por exemplo, as sirenes que nos alertam sobre algo e o cantar “parabéns para você” que é tão significativo para as culturas ocidentais.
A música como área do conhecimento é importante para o enriquecimento de experiências e de desenvolvimento da sensibilidade do ser humano. Ela contribui para ampliação do raciocínio, melhoria no relacionamento interpessoal em diversas fases da vida, melhoria na saúde, dentre outros.
No ambiente escolar, a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas das crianças. A autora Bréscia (2003), considera  que o trabalho com musicalização infantil na escola, é um poderoso instrumento que desenvolve além da sensibilidade, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.
A proposta pedagógica de educação musical do Colégio Salesiano Aracaju é da música compreendida como linguagem e área de conhecimento integrada à realidade da sala de aula,que auxilia, interage, enriquece e é aprendida em conjunto com as demais áreas do conhecimento.
Na educação infantil, o objetivo principal é que os alunos possam descobrir o mundo e sua sonoridade em um ambiente que prioriza a socialização, o desenvolvimento cognitivo e das habilidades artísticas, por meio de atividades lúdicas, vivência sonora e de conhecimento da literatura musical, mesclando a dança, as artes e o teatro.
As atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, exploração sonora, o fazer musical, a escuta sonora, a construção de elementos sonoros são fundamentadas em teóricos da educação musical como Dalcroze (1950), Kodaly (1967), Car lOrff (1982), que privilegiam, respectivamente, a aprendizagem musical e o desenvolvimento do ritmo e movimento, as canções folclóricas e o fazer musical.
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares da Educação e a lei 11.769/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade da música na educação básica, acreditamos em todo potencial que a música promove ao desenvolvimento do ser e na educação musical como  área de fundamental importância para a formação de melhores cidadãos.

Texto por:
Kadja Emanuelle
Educadora Musical / Licenciada em Música (UFS)
Especialista em Pedagogia Musical (Pio X)









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