segunda-feira, 1 de outubro de 2018

LER, VER E OUVIR - Para Ler Odisseia

Para ler – Odisseia
Odisseia é uma das obras mais clássicas e antigas da literatura, sendo atribuída a Homero, um dos grandes poetas da Grécia Antiga. Não se sabe o ano em que foi criado, mas especula-se que tenha sido no final século VIII a.C. Ainda existem dúvidas se realmente Homero compôs Odisseia ou se foi um coletivo de Aedos –  artistas que cantavam poemas acompanhados por instrumentos musicais.

Odisseia narra as aventuras do Rei Ulisses – nome latino para Odisseu – e o seu retorno para casa depois de participar da Guerra de Tróia. O livro é dividido em 24 contos, que funcionam como capítulos. 

Após passar 10 anos na guerra, Ulisses pode finalmente voltar para sua casa em Itaca e reencontrar seu filho Telêmaco e sua esposa Penélope, porém, Ulisses encontra diversos empecilhos em seu caminho, dificultando sua jornada. Uma das aventuras se dá quando Ulisses e sua tripulação chegam a ilha de Calypso, onde ficam presos pela ninfa Calipso que se apaixona por Ulisses e deseja torna-lo imortal como ela. Depois de muito tempo, o Rei consegue sair da ilha mas acaba parando em outra, a de Ciclopes, onde enfia uma estaca no olho do gigante Polifemo e este o amaldiçoa, pedindo para que seu pai, Posseidon, o deus dos mares não o deixe passar por suas águas.

Enquanto enfrentava monstros, sereias e gigantes, sua esposa Penélope estava sendo cortejada por outros homens, pois todos achavam que Ulisses estava morto. Sendo assim ela precisaria se casar novamente para que Itaca tivesse um novo rei. É então que seu filho, Telêmaco, sai em busca do pai sem saber que a deusa Atenas intercede por ele, ajudando-o a encontrar Ulisses. Após 17 longos anos, Ulisses consegue chegar a Itaca, impedindo que sua mulher seja desposada.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: A PARTIR DOS 12 ANOS.

Disponível em nossa árvore de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário