quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Semana do Trânsito é comemorada pelos alunos da Educação Infantil

Durante a Semana, os alunos da Educação Infantil participaram de diversas atividades lúdicas e aprenderam com elas sobre regras de trânsito, como devemos ter atenção ao caminhar como pedestres, e como motoristas. Ainda tiveram contato  com placas de sinalização, faixas de pedestres, e muito mais.

Eles confeccionaram carros de lata, de papel, pintaram gravuras de placas e simularam o trânsito na cidade, de maneira que iniciaram suas formações para um trânsito responsável.
A Semana do Trânsito é um  projeto nacional, e este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema ''Nós somos do trânsito".

O objetivo, segundo o Contran, é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. (Fonte Portal do trânsito)


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Confiança e segurança são transmitida em dinâmica

Uma aula que direcionou as crianças da Educação Infantil para aumentar a confiança e a segurança interpessoal, sendo guiado pelo coleguinha, num passeio pela escola, na Unidade Infantil. 

Assim foi na aula com o tema ''Confiança e segurança'', dos alunos do Infantil V, aplicada pela professora Cristina da Silva.

As crianças puderam experimentar o caminhar com os olhos vendados e ser guiado por outra pessoa, dando tranquilidade para passar por corredores, brinquedos, degraus e fosse tudo muito seguro.

Os alunos se entregaram nessa prática e participaram com afinco.









Salesiano comemora aniversariantes de Setembro


Os alunos e funcionários  aniversariantes do mês de setembro receberam as congratulações na tradicional festa que celebra a vida. Alunos de todos os segmentos participam de uma pequena homenagem e do lanche coletivo. Este mês, o padre Orsini realizou a benção e todos juntos cantaram ''parabéns a você''.


Ainda, como forma de valorizar os alunos, entre os aniversariantes, o Salesiano Aracaju apresentou durante a festa, alunos que possuem algum tipo de talento. Este mês foram escolhidos os alunos Rodrigo de Pina, campeão de natação e atleta da Seleção Sergipana de Natação e Eduardo Becker, músico que se apresentou tocando Ukulelê (instrumento musical pequeno, parecido com cavaquinho).

Parabéns a todos os aniversariantes do Colégio Salesiano do mês de Setembro. 





segunda-feira, 24 de setembro de 2018

4º anos realizam pesquisa sobre pontos turísticos de Salvador

Os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I, orientados pela professora Josilane, realizaram pesquisas sobre os pontos turísticos da cidade de Salvador, Bahia. 
Eles produziram cartazes e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a primeira capital do Brasil. 
Cada turma apresentou os cartazes produzidos e trocaram informações sobre o que eram cada uma das fotos que destacaram no trabalho.








Crianças do Integral curtem o banho no jardim

Para alegrar a tarde, as crianças do Integral da Educação Infantil aproveitaram a tarde da sexta feira para se divertirem tomando banho nos chuveiros do jardim da unidade. 

A festa sob a água foi animada. Após lancharem frutinhas e brincarem, as professoras do integral levaram a garotada para esse banho, que eles chamam de cachoeira, chuvinha, chuveirão, enfim, eles sonham que estão em vários lugares e animam a folia.




quinta-feira, 20 de setembro de 2018

LER, VER E OUVIR - Para Ouvir Tulipa Ruiz


Tulipa Ruiz é uma cantora e compositora brasileira que compõe a nova geração da música popular brasileira. Gravou seu primeiro álbum intitulado “Efêmera” em 2009 que foi aclamado pela crítica. A música de Tulipa foi descrita como “Letras bem feitas, conjuga a inteligência da linguagem com leveza e diversão. E em segundo lugar, sua música parece tornar desnecessária a linha que separa a MPB do pop. Essa é uma qualidade que todo mundo persegue, desde a Tropicália dos anos 1960” segundo a revista O Grito. Tulipa conquistou seu espaço no cenário musical brasileiro; fez shows com Marcelo Jeneci e já cantou com Zélia Duncan. A cantora também desenvolve a arte gráfica para as capas dos seus álbuns.

A canção  Efêmera faz parte da trilha sonora do jogo FIFA 11, da EA SPORTS.

Confira a música “ Efêmera”:

LER, VER E OUVIR - Para Ver Anne with an “E”


É uma série original Netflix que conta a história dos irmãos Marila e Mathew e a pequena Anne. A série é baseada no livro Anne de Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery em 1908 e que foi um sucesso mundial.

A história começa quando os irmãos Marila e Mathew resolvem adotar um menino para ajudar nas tarefas da fazenda onde vivem, porém são surpreendidos quando ao invés de um menino, aparece uma garota ruivinha. Anne é uma menina órfã de 13 anos cheia de sonhos e com uma personalidade bastante forte. Anne sempre questiona o porquê das coisas, principalmente quando te dizem que ela não pode fazer o que quer pelo simples fato de ser mulher.

A série se passa no século XIX e traz alguns assuntos que eram tabus na época, como por exemplo: o direito das mulheres. Logo após a adoção de Anne, Marila começa a frequentar reuniões com as mulheres de Green Gables e começa a perceber que tudo que já tinha feito na vida era apenas para agradar os outros e, que suas próprias vontades eram ignoradas. A palavra feminismo é muito utilizada, embora na época as mulheres ainda não sabiam exatamente o que significava. Outros assuntos como racismo, escravidão, adoção e conceito de família também são abordados na trama.

Apesar de tratar assuntos sérios e importantíssimos, Anne With An E também ensina sobre amor e compaixão e que apesar de ter sofrido muito no passado, Anne sempre tenta enxergar o lado bom da vida.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: A PARTIR DOS 12 ANOS

LER, VER E OUVIR - Para Ler Pollyanna


Pollyana é uma menininha de onze anos que, ao se torna órfã vai morar com sua tia Paulina, uma mulher fria, carrancuda e que vive apenas para fazer os “deveres” e um deles incluía criar a pequena Poliana. A menina por sua vez, é uma criança encantadora e otimista que sempre tenta ver o lado bom da vida mesmo quando a situação não está favorável. Assim que chega na casa a menina conquista os empregados, criando uma relação de amizade e aos poucos vai mudando o ambiente, mesmo com sua tia tentando contraria-la, seu bom humor contagia a todos.

Todo o otimismo de Poliana está muito ligado a um jogo chamado “ Jogo do Contente” que consiste basicamente em: sempre que você achar que sua vida está ruim, lembre-se das coisas boas que você já possui. Exemplo: Se você não gosta de comer feijão, agradeça por ter a oportunidade de comer todos os dias, pois algumas pessoas não tem.

O livro traz uma mensagem muito bonita: sempre agradecer mesmo nos momentos mais difíceis da vida e tentar enxergar as pequenas coisas que nos trazem felicidade. Estamos tão acostumados a reclamar  de tudo que esquecemos de agradecer pelas coisas que já conquistamos.

O livro Poliana está disponível na Plataforma Árvore de Livros.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: A PARTIR DE 9 ANOS

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Quebra-cabeça ajuda os alunos a construir palavras

Os alunos do Infantil V, orientados pela professora Érica Barbosa criaram uma brincadeira para construir palavras. Dessa vez foi um quebra-cabeça que ao trabalhar com as famílias silábicas, iam construindo novas  palavrinhas para o vocabulário deles: pato, piano, pomada, e tantas outras que fazem parte da família da consoante P.

Uma forma divertida de aprender, que transformou a aula numa imensa diversão. 

Por Valéria Bezerra






Alunos visitam herbário da Universidade Federal de Sergipe

Numa aula que envolve a prática e a teoria, os alunos do Ensino Médio estiveram na Universidade Federal de Sergipe (UFS), para conhecerem o herbário, do departamento de biologia. 

Um espaço onde diversas espécies de plantas são guardadas para colaborar com os estudos acadêmicos dos universitários, também serviu de campus para a aprendizagem prática dos alunos segundos anos do Salesiano Aracaju.

Eles foram recebidos por monitores e professores, que orientaram sobre o acervo, a forma de armazenamento, o que eles estudam e o que podem descobrir. Também participaram d aula prática, na coleta de materiais para esses estudos. 

Os alunos estavam acompanhados da assistente de coordenação, do Ensino Médio, Marize Reis e da professora Rubiana Bandeira.

Herbário

Herbários, segundo o Portal da UFS, são coleções biológicas cuja principal função se refere ao registro da diversidade botânica em determinado local. Para obter informações sobre identificação, nomenclatura, classificação, distribuição e ecologia de qualquer planta, são necessárias análises precisas de exemplares, o que seria muito difícil de ser realizado somente em campo. Assim, esta investigação se baseia em coleções de plantas, que são preservadas ao longo do tempo nos herbários.

Por Valéria Bezerra







Plantão Pedagógico da Educação Infantil recebeu muitas famílias

Uma união que só tem a favorecer a educação dos pequenos alunos do Colégio Salesiano, foi a realização do Plantão Pedagógico, com a receptividade dos professores aos pais e responsáveis, no sábado, dia 15. 

O objetivo do Plantão Pedagógico é facilitar o diálogo com os pais e responsáveis, trocando opiniões e esclarecer dúvidas, que possam interferir no desempenho dos alunos. 

Os professores estiveram receptivos durante toda a manhã do sábado e os pais e familiares trocaram boas ideias.

Por Valéria Bezerra







sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Árvore de Livros divulga os vencedores em leitura de agosto

Foi divulgado o ranking dos alunos que conseguiram as primeiras colocações em leituras da Plataforma Árvores de Livros, para o mês de Agosto. Os alunos receberam brindes e foram saudados por todos os colegas, durante a solenidade do Bom Dia, no auditório do Colégio Salesiano Aracaju.

O ranking é zerado mensalmente e, para aqueles que mais lerem, há uma premiação, permitindo assim que o aluno ou a turma possa mudar sua posição no mês seguinte. A turma campeã do mês de agosto foi a do 9º ano B.

A Árvore de Livros é uma parceira que oferece mais de 14 mil títulos de livros para os alunos e professores baixarem a fim de facilitar e estimular a leitura. 

Por Valéria Bezerra






Vencedores da Olimpíada Salesiana recebem medalhas

Realizada no último dia 11 de setembro, a solenidade de premiação dos vencedores da Olimpíada Salesiana, com a entrega de medalhas dos primeiros colocados. Os alunos que fizeram parte da competição são do Ensino Fundamental II e do Médio.

A entrega foi realizada após a realização do Bom Dia, ministrado pelo diretor do Colégio Salesiano, Padre Paulo Henrique, que teve como tema "Para ouvir a palavra de Deus".

Por Valéria Bezerra


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI



quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Agricultura sustentável ensinada na prática

A agricultura sustentável foi tema de aula, para os estudantes do Ensino Fundamental II, ministrada pelo professor de Geografia, Arnaldo Neto, auxiliado pela técnica de laboratório, Priscila Bezerra. 

Aprender sobre as práticas desse tipo de agricultura, permite o envolvimento dos jovens em uma atividade e aguça a busca por outras práticas sustentáveis.  Nessa perspectiva os alunos foram instruídos a identificarem as características desse tipo de agricultura na Horta Escolar do Colégio Salesiano. 

Dessa forma foi possível desenvolver a relação entre teoria e prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de utilizar os conceitos desenvolvidos em sala de maneira prática, que proporcionou uma melhor compreensão sobre o referido tema sustentabilidade. 

Por Valéria Bezerra



Veja mais fotos clicando aqui 



LER, VER E OUVIR - Pra Ouvir Como Nossos Pais - Com Elis Regina

LER, VER E OUVIR - Pra Ouvir Como nossos pais – Elis Regina

Elis Regina  foi um cantora brasileira considerada uma das maiores do país. Elis é conhecida por suas expressões bastante intensas e emotivas, tanto em apresentações como em suas músicas. A cantora tinha uma personalidade forte, sendo apelidada de Pimentinha. Elias era bastante eclética, interpretava vários estilos musicais como: MPB, jazz, rock, bossa nova e até mesmo samba. Uma das músicas mais interpretadas da cantora é “ Como Nosso Pais”. A canção foi composta por Belchior na época da Ditadura Militar Brasileira, mas fez sucesso na voz de Elis, sendo lançando no álbum Falso Brilhante em 1976. A letra retrata a desilusão de uma juventude reprimida e sem esperança de melhoria, com erros que foram cometidos no passado e que continuam no presente. 42 anos depois do lançamento, a música é extremamente atual com o cenário em que se encontra o Brasil. Confira um trecho da letra:

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais

Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém

Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

LER, VER E OUVIR - Para Ler - Incêndio no Museu Nacional


Incêndio no Museu Nacional
E como essa tragédia mexe com a história brasileira

O Museu Nacional é a instituição cientifica mais antiga do Brasil, vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi considerado um dos maiores museus de história natural e antropologia das Américas. Fundado por D. João IV para promover o progresso cultural e econômico do país, o palácio foi residência da família real portuguesa de 1808 a 1821 e também abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889. O museu abrigava mais de 20 milhões de itens em seu acervo nos campos de ciências naturais e antropológicas, também possuía diversos itens provenientes de todas as regiões do planeta e artigos produzidos por civilizações antigas, incluindo o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo da América Latina que possuía cerca de 11.500 anos.  As coleções eram subdivididas em: geologia, paleontologia, botânica, zoologia, arqueologia e etnologia.

Os departamentos acadêmicos do museu desenvolviam atividades por todo o país e em outras regiões do mundo, incluindo as antárticas. Também possuía uma das maiores bibliotecas com especialização em ciências naturais do Brasil. Eram oferecidos cursos de especialização, extensão e pós-graduação e o museu também realizava atividades educacionais voltada para o público. Apesar de representar grande importância na questão cultural e educacional, o museu sofria com falta de investimento e verba para melhorar a estrutura nos últimos anos.

No dia 2 de Setembro de 2018, um incêndio de grande proporção atingiu a sede do museu destruindo quase todo o acervo em exposição; o prédio que abrigava os artefatos também sofreu graves danos como: rachaduras, queda das lajes internas e o desabamento da cobertura. Manifestantes aproveitaram o feriado de 7 de Setembro para manifestar em frente ao palácio contra a ruptura da identidade nacional; índios da Aldeia Maracanã também participaram dos manifestos, estima-se que 20 mil itens pertencentes aos primeiros habitantes do país foram destruídos.

“O museu enquanto espaço educativo virou cinzas. Não há palavras para avaliar o estrago que isso causará na memória das futuras gerações, dos que nunca sequer terão acesso a esse acervo que já foi o maior da América Latina e o quinto do mundo”, relata Claudio Honorato, pesquisador do Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos, no Rio de Janeiro. O museu teve um corte de verba de 77% e os próprios funcionários alertavam sobre um possível incêndio devido aos fios que estavam expostos e a estrutura do palácio que estava ruindo.

Infelizmente no Brasil não há uma preocupação para dar prioridade a museus e centros históricos que são de extrema importância para a educação. O governo é negligente com o passado; as verbas que deveriam ser vistas como investimento – que de fato são – para o governo não passam apenas de gastos. Isso nos traz a tona a PEC241 que define um teto de gastos por 20 anos para educação e saúde. Com o cenário atual não temos ideia de como estará a educação daqui 20 anos, mas se continuarmos negligenciando o nosso patrimônio, estamos caminhando para nos tornamos um país sem cultura, arte, educação e sem identidade.

Visite o Site do Museu Nacional clicando aqui

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Salesiano Aracaju adere à campanha Setembro Amarelo

Através do setor de Orientação Educacional, as colaboradoras Clécia Santos e Taianara Andrade incentivaram os demais colaboradores e professores do Colégio Salesiano Aracaju a aderirem à campanha Setembro Amarelo, onde o alerta maior é sobre o valor da vida. 

Por ser um tema bastante delicado, as orientadoras foram em todos os setores do colégio, para passar as informações sobre essa campanha, que valoriza a vida, a saúde, a amizade, a fé cristã e se coloca à disposição para quem desejar conversar. Elas entregaram laços amarelos  e distribuíram cartazes com palavras de atenção e carinho nos espaços comuns da escola. 

O Setembro Amarelo busca alertar a todos sobre a prática do suicídio e mostra que há outras soluções para os problemas da vida, não necessitando chegar ao extremo.

O início da campanha

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.

Por Valéria Bezerra