Adicionar legenda |
SEMANA DA INDEPENDÊNCIA
Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país?
A coletânea de Laurentino Gomes, escritor e jornalista brasileiro que lançou os livros 1808, 1822 e 1889, conta em três volumes como saímos da dependência de Portugal, passamos pela Monarquia e por fim a Proclamação da República. Laurentino nos traz uma riqueza de detalhes que não estamos habituados em livros didáticos.
Você pode ler as três obras em nossa Árvore de Livros.
No dia 7 de Setembro de 1822 o príncipe D. Pedro gritou as margens do Rio Ipiranga: “Independência ou morte!”. Mas você sabe quais foram as causas que levaram à independência do Brasil? A gente te conta!
No início do século XIX a Europa era dominada pelas tropas de Napoleão Bonaparte, imperador francês que em 1806 decretou o Bloqueio Continental, obrigando as nações europeias a fecharem seus portos para o comércio inglês, visto que a Inglaterra era o principal inimigo do imperador; assim a Inglaterra ficaria enfraquecida economicamente e então Bonaparte poderia derrota-la. Na época, quem governava Portugal era o príncipe regente D. João, que foi pressionado para fechar seus portos, mas tinha a intenção de manter relações comerciais com a Inglaterra, pois, eram os ingleses que forneciam produtos manufaturados para Portugal e também compravam mercadorias portuguesas e brasileiras. Para resolver esse impasse, o embaixador inglês em Lisboa convenceu D. João a transferir-se juntamente com a corte para o Brasil garantindo acesso ao mercado brasileiro. Foi então que no dia 29 de Novembro de 1807 toda a corte portuguesa seguiu viagem para o Brasil escoltados por navios britânicos.
Seis dias após sua chegada, em 28 de Janeiro de 1807, D. João expediu a Carta Régia de Abertura dos Portos as nações amigas de Portugal e então os produtos ingleses começaram a chegar rapidamente no comércio brasileiro, como também empresas inglesas se instalaram no Brasil.
A saída da coroa real de Portugal não teve boa repercussão, o país estava a beira do caos com uma grave crise econômica e não bastando o enfraquecimento econômico, os portugueses estavam cansados da tirania do comandante inglês que assumiu o país após a partida da Corte. Diante disso os portugueses iniciaram uma revolução para derrubar a administração inglesa e promover o retorno de D. João. Com o país aos pedaços e com seus súditos promovendo uma revolução, D. João decide voltar para Portugal para assumir o comando do país e deixa seu filho mais velho D. Pedro, seu herdeiro a regência do Brasil.
A corte portuguesa procurava diminuir o poder de D. Pedro a todo custo, pondo fim a autonomia do Brasil. No dia 7 de Setembro de 1822 D. Pedro estava as margens do rio Ipiranga quando recebeu um decreto de Lisboa, transformando-o em um simples governador, sem poder, devendo obedecer ao que a Corte ordenava; e foi nesse momento que D. Pedro rompeu relações com Portugal e esbravejou às margens do rio “Independência ou Morte!”
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário