quinta-feira, 22 de março de 2018

Dicas da semana: para ler, ver e ouvir


Para ler: O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo é uma das obras mais famosas de Alexandre Dumas, juntamente com Os Três Mosqueteiros. O livro foi escrito em 1845 e é ambientado na França. Dumas vai narrar a história de Edmond Dantés, um jovem marinheiro audacioso, com um futuro promissor que acaba sendo preso sob uma falsa acusação, alegando que Dantés participava de um complô Bonapartista, o que era inaceitável, pois quem comandava a França eram os realistas. Assim, Edmond acaba sendo preso nas masmorras do Castelo de If, lugar do qual ninguém consegue escapar.
Com o passar dos anos, ele perde a esperança de um dia sair da prisão e decide morrer de fome. Por sorte, na cela ao lado havia um prisioneiro chamado Adabe Faria, que estava cavando um túnel para tentar fugir, mas acaba saindo na cela de Dantés por engano. Os dois se tornam amigos e Adabe passa todo seu conhecimento de química, literatura, esgrima e idiomas para o jovem injustiçado. Quando Adabe morre, Dantés decide trocar de lugar com o cadáver para poder sair dali, já que o corpo seria jogado no mar. Quando consegue escapar da prisão, Dantés jura se vingar de todos que o prejudicaram, retornando a sociedade como o riquíssimo Conde de Monte Cristo.
O Conde de Monte Cristo foi adaptado para o cinema. No livro há elementos em que, no filme, são alterados para que seja contada uma versão mais enxuta da história. Se você gosta de uma narrativa com bastantes reviravoltas, este é o livro.


Para ver: Ruby Bridges – Uma Menina luta por seus Direitos

Ruby Bridges é uma mulher norte-americana nascida em 1954, Nova Orleans, ano em que o Supremo Tribunal dos EUA ordenou o fim do “Separados, mas Iguais” uma doutrina separatista onde pessoas brancas não frequentavam os mesmo lugares que pessoas negras, incluindo escolas. Já que até então, era permitida legalmente a segregação racial. A ordem foi dada para que até o final de setembro de 1960, as escolas de Nova Orleans se adequassem e passassem a ter alunos negros em suas instituições. Ruby com apenas seis anos na época, destacou-se intelectualmente em uma prova que era aplicada para que esses alunos pudessem estudar em uma escola majoritariamente branca e passou a ser a primeira criança negra de lá.
Em seu primeiro dia de aula, a menina precisou ser escoltada por agentes federais devido ao protesto de pais enfurecidos, pois não queriam que seus filhos estudassem com Ruby.


Para ouvir: Roberta Campos

Roberta Campos é cantora e compositora brasileira, que fez participação com Nando Reis na música “De Janeiro a Janeiro” (com repercussão nacional), alavancando sua carreira. Em 2010 lançou o álbum “Varrendo a Lua” com músicas autorais que foram trilhas sonoras de algumas novelas da Rede Globo. Em 2015 Roberta foi indicada ao Grammy Latino concorrendo na categoria de Melhor Álbum de Música Brasileira, com o álbum Todo Caminho é Sorte.
Confira abaixo, “Minha Felicidade” grande sucesso da cantora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário