quarta-feira, 29 de agosto de 2018

LER, VER E OUVIR dessa semana - Para Ler - O Caçador de Pipas




LER, VER E OUVIR dessa semana - Para Ler - O Caçador de Pipas


A história se passa no Afeganistão nos anos 70, onde predominava uma separação das classes sociais. 

De um lado temos Amir, um menino rico, mimado, que possui tudo que quer materialmente falando; mas que busca incansavelmente a atenção do pai. Do outro lado temos Hassan, que é um menino leal, bondoso e corajoso, filho de Ali, que trabalha na casa de Amir, devido a baixa aquisição e a descendência mongol, são discriminados pela sociedade.

Apesar das diferenças que os cercam, Amir e Hassan crescem juntos, fazendo com que nascesse uma grande amizade entre os dois. Em um determinado dia os dois se inscrevem para um campeonato de pipa, o qual Amir é vencedor, porém a pipa que o faria campeão voa para longe e então Hassan decide ir pegá-la para ajudar o amigo e acaba desaparecendo; preocupado, Amir começa a procurá-lo mas se depara com Hassan em perigo, naquele momento, Amir tem a chance de ajudar mas não faz.

"Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado"

Após o ocorrido, Amir não consegue conviver com a culpa por não ter ajudado seu amigo na hora em que mais precisou e o acusa de um suposto roubo para que ele o pai sejam demitidos, mesmo não sendo culpados, os dois assumem a responsabilidade e vão embora. Após alguns anos Amir e o pai se refugiam nos Estados Unidos devido a guerra no Afeganistão e assim, vinte anos depois, Amir recebe uma ligação de um velho amigo pedindo para ele se redimir e fazer as pazes com o passado que passou anos tentando esquecer.

O caçador de Pipas é uma obra que mostra nitidamente a cultura Afegã, o valor de uma amizade sincera e como nossas ações podem influenciar as pessoas que estão a nossa volta e nosso futuro.

Temas relacionados: relações humanas, tolerância, diferenças sociais e culturais.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário