Nas duas últimas semanas
aconteceu o “Projeto Acolhida”, projeto criado pelo SOE (Serviço de Orientação ao Estudante) e que pretende
favorecer um ambiente acolhedor para os alunos novatos, onde possam conhecer
sobre a escola, expressar seus sentimentos, impressões e emoções, ajudando-os
na adaptação e familiaridade com o novo espaço de conhecimento e relações. O
projeto foi bem recebido pelos alunos que conversaram com o diretor Padre Paulo e as psicólogas Tainara
e Clécia.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Salefolia 2016: compartilhando alegria com tecnologia
O carnaval do Colégio Salesiano
tem como tema “Salefolia 2016:
Compartilhando alegria com tecnologia” e acontece no dia 05 de fevereiro,
sexta-feira. O tema trata de uma estratégia pedagógica que visa utilizar a
linguagem tecnológica e a realidade dos nossos educandos no mundo moderno, a
fim de atingir os nossos objetivos na formação integral dos mesmos, com ênfase
na construção dos valores. Na semana que antecede o evento, cada turma
escolherá um jogo específico para sua faixa etária e aprenderá sobre a história
e benefícios do mesmo.
Os jogos eletrônicos estão
presentes na vida de muitas crianças e adolescentes, e podem ser grandes
aliados da educação, quando utilizados com responsabilidade, orientação e
acompanhamento. Além de possibilitarem o desenvolvimento de habilidades como
atenção, memória, raciocínio lógico e comunicação, permitem o desenvolvimento
dos valores através da vivência de diversas situações, que despertam variados
sentimentos a partir de ações, observações e simulações.
OBJETIVO GERAL:
Despertar em nossos alunos a
consciência de que jogar é uma ótima opção de lazer, que proporciona diversão e
aprendizagem, de forma saudável e produtiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer os jogos eletrônicos;
• Saber selecionar jogos de acordo com a sua faixa etária;
• Conhecer novos jogos;
• Compreender os benefícios dos jogos eletrônicos;
• Compreender os prejuízos do mau uso dos jogos
eletrônicos.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:
• Conversa informal;
• Demonstração de jogos;
• Atividade de pesquisa;
• Leitura, Interpretação e produção de texto;
• Uso de mídias;
• Atividades de Arte (Desenho/Pintura/Colagem);
• Folhetos explicativos sobre o uso dos jogos eletrônicos
(Pais).
RECOMENDAÇÕES A RESPEITO DA CULMINÂNCIA – (sexta-feira, 05/02):
Educação Infantil (Horário:
7h às 11h)
• Não é necessário trazer material escolar, somente o
lanche;
• Os alunos deverão vir fantasiados ou caracterizados de
acordo com a festa;
• Por precaução não será permitido o uso de spray de
espuma e tinta;
• Os pais terão acesso ao Baile a partir das 10h.
Ensino Fundamental I e II
(Horário: das 08 às 11h)
• Os alunos deverão vir fantasiados ou caracterizados de
acordo com a festa;
• Por precaução não será permitido o uso de spray de
espuma e tinta;
• Não jogar confetes nos espaços abertos da escola -
restringir ao ginásio.
Demais séries:
Os alunos do 8° ano do Ensino
Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio poderão assistir e trazer apenas
acessórios, não podendo usar fantasias.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Colônia de Férias
A Colônia de Férias promovida
pela equipe de Pastoral e monitores, com auxílio da Inspetoria do Nordeste, tem
como objetivo atrair toda comunidade ligada ao Colégio Salesiano. A mesma
aconteceu na semana de 11 a 15 de janeiro e abordou o tema “Casa Comum: Dom do
Pai”, que fala sobre a necessidade de cuidar do planeta e todos os seres vivos.
O tema entra em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, Laudato Sí, onde toda família humana é
convocada a buscar um desenvolvimento sustentável, integrando e colaborando para
a construção da nossa Casa Comum.
A colônia do Salesiano Aracaju
contou previamente com três encontros com monitores, onde foram abordados temas
os quais os mesmos pudessem se aprofundar, são eles:
- Deus cria o universo. Devemos respeitar a vida!
- Deus separa o firmamento da Terra e cria as plantas. O nosso dever de preservar o planeta.
- Deus cria as estrelas e o sol. A importância de sermos generosos.
- Deus cria os peixes e as aves. A convivência: devemos rejeitar a violência.
- Deus confia aos seres humanos o cuidado da “casa comum”. A necessidade de redescobrir a solidariedade.
Todos os dias da colônia foram
iniciados com peças de teatro, onde os monitores participantes falavam sobre o
tema abordado com uma linguagem de fácil compreensão para as crianças. Fora
essa atividade, aconteceram oficinas de judô, capoeira, karatê, artesanato,
reciclagem, beleza e recreação.
Os dias foram de muita diversão
e aprendizado, fazendo com que as crianças se aproximem cada vez mais da vida
cristã.
Referência: Subsídio para Colônias de Férias, Catequese, Grupos Juvenis
e Ensino Religioso da Inspetoria Salesiana.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Semana de Adaptação
Uma semana antes da volta às
aulas é realizada a semana de adaptação para as turmas do Maternalzinho e do
Maternal, um momento de muita atenção e delicadeza. Esse momento acontece
devido à dificuldade que as crianças sentem ao ficar num lugar que até então
não conheciam sem a sua família por perto. Esta semana é importante para que as
professoras possam conhecer melhor cada aluno, seus comportamentos e manias.
Também é um momento de transição para os pais, que pela primeira vez deixam
seus filhos na escola, sendo muitas das vezes com cenas de choro.
Com toda atenção dos
colaboradores da Educação Infantil, nossos alunos se adaptaram rapidamente e
adoraram o ambiente.
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Inovação 2016 - Robótica Educacional
Em
2016, o Colégio Salesiano de Aracaju apresentará uma grande inovação: a
Robótica Educacional. A mesma proporciona aos estudantes a construção e programação
dos robôs através da interdisciplinaridade da grade curricular. O robô pode
interagir com assuntos que norteiem desde Matemática até Geografia.
Robótica é a possibilidade de controlar, através de computador, ferramentas eletroeletrônicas, transformando-as em máquinas que podem interagir com o meio e executar determinadas tarefas. No âmbito educacional, robótica se sustenta como ferramenta de aprendizagem, podendo reunir materiais elétricos, mecânicos e kits de montagem com peças diversas, incluindo motores e sensores controlados por computadores e softwares.
A metodologia: inicialmente, são formados grupos com no máximo quatro alunos por bancada. Em seguida, cada grupo recebe seu projeto de montagem do protótipo e a partir desse momento os discentes passam a investigar os questionamentos lançados pelos docentes. Por fim, o projeto ganha vida com a programação e, sobretudo, os integrantes dos grupos passam espontaneamente a trabalhar com conceitos da física, química, matemática, biologia, computação, sistemas eletrônicos, etc.
Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno.
Robótica é a possibilidade de controlar, através de computador, ferramentas eletroeletrônicas, transformando-as em máquinas que podem interagir com o meio e executar determinadas tarefas. No âmbito educacional, robótica se sustenta como ferramenta de aprendizagem, podendo reunir materiais elétricos, mecânicos e kits de montagem com peças diversas, incluindo motores e sensores controlados por computadores e softwares.
A metodologia: inicialmente, são formados grupos com no máximo quatro alunos por bancada. Em seguida, cada grupo recebe seu projeto de montagem do protótipo e a partir desse momento os discentes passam a investigar os questionamentos lançados pelos docentes. Por fim, o projeto ganha vida com a programação e, sobretudo, os integrantes dos grupos passam espontaneamente a trabalhar com conceitos da física, química, matemática, biologia, computação, sistemas eletrônicos, etc.
Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno.
Diferencial Salesiano - Material Didático da EDEBE
O Colégio Salesiano Nossa
Senhora Auxiliadora adota o material didático digital da EDEBE, material este
que é utilizado em toda Rede Salesiana de Escolas pensando numa educação de
qualidade aliada à tecnologia.
Antenados com a atualidade,
percebemos que as técnicas de ensino têm que se adaptar. Os conteúdos e
ferramentas digitais ganharam as salas de aulas e os alunos, e, quando bem
utilizadas, conseguem ser grandes aliados dos educadores, ganhando atenção e
empenho dos educandos.
O Material Didático Digital
também chamado de MDD é composto por livro impresso + portal do aluno + livro
digital/caderno interativo + Portal Futurum. Cintia Lapa, assessora da Equipe
Editorial Digital da RSE explica: “Tanto o livro digital quanto o caderno
interativo permitem o acesso às informações em tempo real, direcionando para os
assuntos mais importantes do momento em cada disciplina. É um material
interativo que aproxima o aluno da realidade com a qual ele está acostumado. O
livro digital apresenta diversos links que remetem às informações na rede,
atividades, vídeos, imagens, entre outros. Já o caderno interativo permite ao
aluno realizar atividades sobre os conceitos que estão sendo estudados, obtendo
o retorno do que foi feito.”
Diferencial Salesiano - Portal Futurum
O Portal Futurum é uma plataforma
digital que traz uma nova forma de potencializar o processo de
ensino-aprendizagem, em que escola, alunos, professores e famílias atuam
integrados por meio de uma tecnologia inovadora e intuitiva. Tudo isso para
construir uma experiência criativa e dinâmica de ensino e aprendizagem. Conta
hoje, com mais de 100 mil alunos e está presente em todos os Estados do Brasil.
DIFERENCIAIS
Todos os recursos tecnológicos e pedagógicos da
plataforma visam facilitar as atividades dos docentes e gestores escolares.
Aliando tecnologia e educação, o Portal Futurum oferece uma experiência
conectada às atuais demandas da sociedade contemporânea.
Principais recursos da plataforma:
- Gerador de aulas e atividades interativas;
- Gestão de atividades e resultados de provas,
simulados e notas;
- Banco com mais de 100 mil questões;
- Biblioteca de conteúdos multimídia;
- Infográficos interativos;
- Videoaulas;
- Aula interdisciplinar;
- Turma do Som (ferramenta de iniciação musical);
- Livros animados;
- Biblioteca digital e e-books;
- Fórum para discussões temáticas;
- Planisfério interativo;
- Videoconferência.
ATUAÇÃO
Hoje o Portal Futurum faz parte da vida de milhares
de estudantes e professores do nosso país.
Através de recursos inovadores e sistemas de
compartilhamento de informações, as escolas que adotam a plataforma têm uma
visão completa de todo o processo educativo. Coordenadores escolares,
professores, alunos e familiares estão interconectados pela plataforma e exercem
a sua atuação em níveis diferentes, acompanhando os avanços e experiências dos
demais envolvidos.
Veja como cada participante pode exercer sua
vivência pedagógica com o uso da plataforma digital:
ALUNOS
• Participar ativamente de seu desenvolvimento;
• Pesquisar e compartilhar conhecimentos;
• Vivenciar novas experiências;
• Desenvolver a autonomia na sua aprendizagem.
PROFESSORES
• Elaborar atividades que favoreçam o
desenvolvimento da criatividade;
• Incentivar a participação e a autonomia das pessoas
envolvidas no processo educacional;
• Compartilhar suas atividades dentro da
plataforma;
• Utilizar material produzido pelos colegas que
participam da rede.
FAMÍLIA
• Acompanhar o desenvolvimento escolar de seus
filhos;
• Ter acesso a todas as atividades postadas pelos
professores, como deveres, provas on-line, arquivos, fóruns, agenda e outras
práticas desenvolvidas na escola.
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