quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projeto Acolhida

Nas duas últimas semanas aconteceu o “Projeto Acolhida”, projeto criado pelo SOE (Serviço de Orientação ao Estudante) e que pretende favorecer um ambiente acolhedor para os alunos novatos, onde possam conhecer sobre a escola, expressar seus sentimentos, impressões e emoções, ajudando-os na adaptação e familiaridade com o novo espaço de conhecimento e relações. O projeto foi bem recebido pelos alunos que conversaram com o diretor Padre Paulo e as psicólogas Tainara e Clécia.







terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Salefolia 2016: compartilhando alegria com tecnologia

O carnaval do Colégio Salesiano tem como tema “Salefolia 2016: Compartilhando alegria com tecnologia” e acontece no dia 05 de fevereiro, sexta-feira. O tema trata de uma estratégia pedagógica que visa utilizar a linguagem tecnológica e a realidade dos nossos educandos no mundo moderno, a fim de atingir os nossos objetivos na formação integral dos mesmos, com ênfase na construção dos valores. Na semana que antecede o evento, cada turma escolherá um jogo específico para sua faixa etária e aprenderá sobre a história e benefícios do mesmo.
Os jogos eletrônicos estão presentes na vida de muitas crianças e adolescentes, e podem ser grandes aliados da educação, quando utilizados com responsabilidade, orientação e acompanhamento. Além de possibilitarem o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, raciocínio lógico e comunicação, permitem o desenvolvimento dos valores através da vivência de diversas situações, que despertam variados sentimentos a partir de ações, observações e simulações.

OBJETIVO GERAL:
Despertar em nossos alunos a consciência de que jogar é uma ótima opção de lazer, que proporciona diversão e aprendizagem, de forma saudável e produtiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer os jogos eletrônicos;
• Saber selecionar jogos de acordo com a sua faixa etária;
• Conhecer novos jogos;
• Compreender os benefícios dos jogos eletrônicos;
• Compreender os prejuízos do mau uso dos jogos eletrônicos.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:
• Conversa informal;
• Demonstração de jogos;
• Atividade de pesquisa;
• Leitura, Interpretação e produção de texto;
• Uso de mídias;
• Atividades de Arte (Desenho/Pintura/Colagem);
• Folhetos explicativos sobre o uso dos jogos eletrônicos (Pais).


RECOMENDAÇÕES A RESPEITO DA CULMINÂNCIA – (sexta-feira, 05/02):

Educação Infantil (Horário: 7h às 11h)

• Não é necessário trazer material escolar, somente o lanche;
• Os alunos deverão vir fantasiados ou caracterizados de acordo com a festa;
• Por precaução não será permitido o uso de spray de espuma e tinta;
• Os pais terão acesso ao Baile a partir das 10h.

Ensino Fundamental I e II (Horário: das 08 às 11h)

• Os alunos deverão vir fantasiados ou caracterizados de acordo com a festa;
• Por precaução não será permitido o uso de spray de espuma e tinta;
• Não jogar confetes nos espaços abertos da escola - restringir ao ginásio.

Demais séries:


Os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio poderão assistir e trazer apenas acessórios, não podendo usar fantasias.






quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Colônia de Férias

A Colônia de Férias promovida pela equipe de Pastoral e monitores, com auxílio da Inspetoria do Nordeste, tem como objetivo atrair toda comunidade ligada ao Colégio Salesiano. A mesma aconteceu na semana de 11 a 15 de janeiro e abordou o tema “Casa Comum: Dom do Pai”, que fala sobre a necessidade de cuidar do planeta e todos os seres vivos. O tema entra em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, Laudato Sí, onde toda família humana é convocada a buscar um desenvolvimento sustentável, integrando e colaborando para a construção da nossa Casa Comum.
A colônia do Salesiano Aracaju contou previamente com três encontros com monitores, onde foram abordados temas os quais os mesmos pudessem se aprofundar, são eles:
  • Deus cria o universo. Devemos respeitar a vida!
  • Deus separa o firmamento da Terra e cria as plantas. O nosso dever de preservar o planeta.
  • Deus cria as estrelas e o sol. A importância de sermos generosos.
  • Deus cria os peixes e as aves. A convivência: devemos rejeitar a violência.
  • Deus confia aos seres humanos o cuidado da “casa comum”. A necessidade de redescobrir a solidariedade.

Todos os dias da colônia foram iniciados com peças de teatro, onde os monitores participantes falavam sobre o tema abordado com uma linguagem de fácil compreensão para as crianças. Fora essa atividade, aconteceram oficinas de judô, capoeira, karatê, artesanato, reciclagem, beleza e recreação.
Os dias foram de muita diversão e aprendizado, fazendo com que as crianças se aproximem cada vez mais da vida cristã.


Referência: Subsídio para Colônias de Férias, Catequese, Grupos Juvenis e Ensino Religioso da Inspetoria Salesiana.








sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Semana de Adaptação

Uma semana antes da volta às aulas é realizada a semana de adaptação para as turmas do Maternalzinho e do Maternal, um momento de muita atenção e delicadeza. Esse momento acontece devido à dificuldade que as crianças sentem ao ficar num lugar que até então não conheciam sem a sua família por perto. Esta semana é importante para que as professoras possam conhecer melhor cada aluno, seus comportamentos e manias. Também é um momento de transição para os pais, que pela primeira vez deixam seus filhos na escola, sendo muitas das vezes com cenas de choro.

Com toda atenção dos colaboradores da Educação Infantil, nossos alunos se adaptaram rapidamente e adoraram o ambiente.










terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Inovação 2016 - Robótica Educacional

Em 2016, o Colégio Salesiano de Aracaju apresentará uma grande inovação: a Robótica Educacional. A mesma proporciona aos estudantes a construção e programação dos robôs através da interdisciplinaridade da grade curricular. O robô pode interagir com assuntos que norteiem desde Matemática até Geografia.
      Robótica é a possibilidade de controlar, através de computador, ferramentas eletroeletrônicas, transformando-as em máquinas que podem interagir com o meio e executar determinadas tarefas. No âmbito educacional, robótica se sustenta como ferramenta de aprendizagem, podendo reunir materiais elétricos, mecânicos e kits de montagem com peças diversas, incluindo motores e sensores controlados por computadores e softwares.
    A metodologia: inicialmente, são formados grupos com no máximo quatro alunos por bancada. Em seguida, cada grupo recebe seu projeto de montagem do protótipo e a partir desse momento os discentes passam a investigar os questionamentos lançados pelos docentes. Por fim, o projeto ganha vida com a programação e, sobretudo, os integrantes dos grupos passam espontaneamente a trabalhar com conceitos da física, química, matemática, biologia, computação, sistemas eletrônicos, etc.
    Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc. O mundo hoje está em ritmo acelerado e transforma-se rapidamente. Logo o estudante precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. O profissional do novo milênio deverá contar com uma sólida base de conhecimento e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os desafios que surgem a cada dia. A robótica, neste sentido, explora essas diversas competências no aluno.


Saiba mais sobre a Robótica Educacional: http://portalrobociencia.com.br/




Diferencial Salesiano - Material Didático da EDEBE

O Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora adota o material didático digital da EDEBE, material este que é utilizado em toda Rede Salesiana de Escolas pensando numa educação de qualidade aliada à tecnologia.
Antenados com a atualidade, percebemos que as técnicas de ensino têm que se adaptar. Os conteúdos e ferramentas digitais ganharam as salas de aulas e os alunos, e, quando bem utilizadas, conseguem ser grandes aliados dos educadores, ganhando atenção e empenho dos educandos.
O Material Didático Digital também chamado de MDD é composto por livro impresso + portal do aluno + livro digital/caderno interativo + Portal Futurum. Cintia Lapa, assessora da Equipe Editorial Digital da RSE explica: “Tanto o livro digital quanto o caderno interativo permitem o acesso às informações em tempo real, direcionando para os assuntos mais importantes do momento em cada disciplina. É um material interativo que aproxima o aluno da realidade com a qual ele está acostumado. O livro digital apresenta diversos links que remetem às informações na rede, atividades, vídeos, imagens, entre outros. Já o caderno interativo permite ao aluno realizar atividades sobre os conceitos que estão sendo estudados, obtendo o retorno do que foi feito.”

Para os alunos a tecnologia faz parte da sua vida e do seu cotidiano, por isso é essencial utilizá-la na educação.

Diferencial Salesiano - Portal Futurum


O Portal Futurum é uma plataforma digital que traz uma nova forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, em que escola, alunos, professores e famílias atuam integrados por meio de uma tecnologia inovadora e intuitiva. Tudo isso para construir uma experiência criativa e dinâmica de ensino e aprendizagem. Conta hoje, com mais de 100 mil alunos e está presente em todos os Estados do Brasil.

DIFERENCIAIS

Todos os recursos tecnológicos e pedagógicos da plataforma visam facilitar as atividades dos docentes e gestores escolares. Aliando tecnologia e educação, o Portal Futurum oferece uma experiência conectada às atuais demandas da sociedade contemporânea.

Principais recursos da plataforma:
- Gerador de aulas e atividades interativas;
- Gestão de atividades e resultados de provas, simulados e notas;
- Banco com mais de 100 mil questões;
- Biblioteca de conteúdos multimídia;
- Infográficos interativos;
- Videoaulas;
- Aula interdisciplinar;
- Turma do Som (ferramenta de iniciação musical);
- Livros animados;
- Biblioteca digital e e-books;
- Fórum para discussões temáticas;
- Planisfério interativo;
- Videoconferência.

ATUAÇÃO

Hoje o Portal Futurum faz parte da vida de milhares de estudantes e professores do nosso país.
Através de recursos inovadores e sistemas de compartilhamento de informações, as escolas que adotam a plataforma têm uma visão completa de todo o processo educativo. Coordenadores escolares, professores, alunos e familiares estão interconectados pela plataforma e exercem a sua atuação em níveis diferentes, acompanhando os avanços e experiências dos demais envolvidos.
Veja como cada participante pode exercer sua vivência pedagógica com o uso da plataforma digital:

ALUNOS

• Participar ativamente de seu desenvolvimento;
• Pesquisar e compartilhar conhecimentos;
• Vivenciar novas experiências;
• Desenvolver a autonomia na sua aprendizagem.

PROFESSORES

• Elaborar atividades que favoreçam o desenvolvimento da criatividade;
• Incentivar a participação e a autonomia das pessoas envolvidas no processo educacional;
• Compartilhar suas atividades dentro da plataforma;
• Utilizar material produzido pelos colegas que participam da rede.

FAMÍLIA

• Acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos;
• Ter acesso a todas as atividades postadas pelos professores, como deveres, provas on-line, arquivos, fóruns, agenda e outras práticas desenvolvidas na escola.

Saiba mais sobre o Portal Futurum: http://portalfuturum.net/