quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Juntos no Pacto da Educação Brasileira contra o Zika

Hoje, começamos no Colégio Salesiano a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Freando a proliferação do mesmo, os casos de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika diminuirão. A prevenção é a forma mais eficiente de impedir a sua proliferação.
Para iniciarmos essa conscientização nos nossos alunos, o Sargento Adriano José, da Capitania dos Portos de Sergipe, trouxe informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nossos alunos já estavam por dentro do assunto e participaram bastante da palestra. Ao final da mesma, coletamos alguns depoimentos deles sobre o que aprenderam.
 “Eu aprendi que não podemos deixar água parada, mas eu não sabia que também não podíamos deixar agua suja, pensava que ele se reproduzia somente na água limpa, então agora terei que ter cuidado em dobro. O mosquito transmite Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e ainda as grávidas podem ficar doentes e os filhos terem microcefalia. Em casa vou explicar pra minha mãe que temos que esvaziar vasos de garrafa, colocar areia nos vasos de planta e não podemos deixar nem tampinha de garrafa! O mosquito é uma espécie só, mas dá muitas doenças, se reproduz muito rápido e coloca até 400 ovos, imagine a multiplicação?” Juliana Correia (3° ano do Ensino Fundamental).
“A palestra foi muito interessante porque estão acontecendo muitos casos de Microcefalia, de Dengue, de Zika Vírus e a gente tem que cuidar para diminuir isso. Aprendi que se encontrarmos um mosquito não adianta só matar, tem que ligar para o número 156 para eles irem olhar as residências vizinhas também.” Marina Rodrigues (4° ano do Ensino Fundamental).
“Eu aprendi muitas coisas nessa palestra do mosquito da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Aprendi que não podemos deixar água parada em locais como garrafas e vasilhas, que a caixa d’água deve estar vedada, e que os encanamentos não podemos deixar entupir. Também foi explicado sobre os perigos da doença, o que ela pode causar e as sequelas que ela pode trazer. Enfim, foi muito produtivo para mim para que eu também possa divulgar para os meus amigos e familiares.” (João Pedro 6° ano do Ensino Fundamental).
Para dar suporte ao aprendizado da palestra foram entregues cartilhas sobre como evitar a proliferação do mosquito e o assunto será trabalhado durante todo pelos professores. Acreditamos que toda forma de alerta neste momento é válida e que os nossos alunos irão passar para frente os cuidados que devem ser tomados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário