terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Ao darmos início a mais uma caminhada quaresmal, somos chamados a transformar o nosso coração pela prática da penitência, da oração e da caridade. Para celebrar este momento o Salesiano Aracaju realizou o ritual da Imposição das Cinzas com a presença dos nossos alunos e educadores. Iniciamos também, no dia 11 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que incentiva a reflexão sobre a necessidade de cuidar do nosso planeta. Na oportunidade, o novo inspetor dos Salesianos de Dom Bosco no Nordeste, Pe. Nivaldo Pessinatti, foi apresentado e conversou com os nossos alunos.

QUARESMA

O Tempo Quaresmal é o tempo de preparação para a Páscoa que inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado Santo ou de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa: ao total são 46 dias. Durante esses dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual, e se recolhem em oração e penitência, para lembrar não só os 40 dias no deserto como também os sofrimentos que Deus feito homem suportou por cada um de nós na cruz. Oração, penitência, jejum e esmola são meios para se alcançar os objetivos da Quaresma.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.
O saneamento básico é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas.
Num futuro próximo, a busca pela água será capaz de provocar disputas internacionais. Apesar da constatação da falta da água, o Brasil é considerado o campeão de desperdício de água no mundo – a média de desperdício da água potável nos sistemas de distribuição chega a 37%.

Alguns dados mundiais sobre o saneamento:
– No mundo, um bilhão de pessoas fazem suas necessidades a céu aberto;
– Mais de 4.000 crianças morrem por ano por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico;
– Na América Latina, as pessoas têm mais acessos aos celulares que aos banheiros;
– 120 milhões de latino-americanos não têm acesso aos banheiros.

Alguns dados do Brasil sobre saneamento:
 – O Brasil está entre os 20 países do mundo nos quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros;
- 82% da população brasileira não têm acesso à água tratada;
- Mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto;
- Diariamente são despejados na natureza o equivalente a 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento;
- Se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgotos sanitários haveria uma redução em termos absolutos de 74,6 mil internações;
- Se o IDH incluísse os dados de saneamento básico, o Brasil despencaria para níveis semelhantes aos dos países mais pobres do mundo;
- Consequência: doenças como cólera, hepatite, febre tifóide, infecções intestinais. No mundo, uma criança morre a cada 2,5 minutos por não ter acesso à água potável.

Algumas atitudes que podemos assumir:

NA SUA CASA 
– A água é usada com economia? 
– Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado? 
– Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua? 
– Quando sai de um cômodo iluminado, tem o costume de apagar a lâmpada? 
– Qual o destino que você dá ao óleo de cozinha que não pode ser reutilizado?

NO SEU BAIRRO 
– Há rede de água encanada? 
– Há coleta regular do lixo? 
– Há o costume de cobrar das autoridades providência próprias do poder público?

NA SUA CIDADE 
– A água é de qualidade? 
– Há estações de tratamento do esgoto? Existem cooperativas populares de reciclagem dos resíduos sólidos? Quando há aprovação de projeto de construção de um imóvel, o esgoto é levado em consideração?

Referência:








* Texto produzido por Andreza Nonato (comunicação) e Valdemir Augusto (pastoral).


Nenhum comentário:

Postar um comentário