segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SaleFolia 2016: Compartilhando alegria com tecnologia

Sabendo da influência dos vídeo games na vida de nossos educandos, o Salesiano Aracaju optou como tema para o SaleFolia 2016 a História do Vídeo Game, a fim de conscientizar alunos e pais sobre os pontos positivos e negativos dos jogos eletrônicos. Cada turma, que participou do desfile carnavalesco, escolheu um jogo de acordo com a sua faixa etária para estudá-lo e fantasiar-se de seus personagens. Os jogos escolhidos pelas turmas foram: Pacman, Lego Marvel, Minecraft, Just Dance, Mario Bros, Sonic, Angry Birds, Star Wars, Street Fighter.

OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO ALIADOS NA EDUCAÇÃO:
A influência dos jogos eletrônicos na educação tem despertado a atenção de pais e educadores. É certo que, mais cedo ou mais tarde, esses instrumentos tecnológicos acabam  fazendo parte da vida dos pequenos. Pais e educadores que vivenciaram um cenário diferente do atual, na infância e adolescência, questionam o uso do recurso tecnológico e dividem opiniões.
Pesquisas apontam benefícios no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e jovens. É importante ter conhecimento sobre os efeitos positivos, como também sobre os cuidados acerca do uso dos jogos eletrônicos. A participação e orientação dos pais e educadores serão de fundamental importância na utilização desse recurso.

EFEITOS POSITIVOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS:
- Podem contribuir com o desenvolvimento de funções como a atenção, percepção e memória;
- O jogo proporciona ao jogador desafios e a criação de estratégias para alcançar o objetivo;
- Permite o aprendizado sobre perdas e ganhos. Ao perder, o jogador é incentivado a aprender com seu erro e buscar melhorias em suas estratégias;
- Pode ser utilizado como um instrumento educacional para as crianças, pois através dele é possível aprender outros idiomas;
- Propicia o aprendizado de regras.

DICAS IMPORTANTES:
- O tempo em que as crianças ou os jovens passam jogando deve ser controlado objetivando evitar problemas de dores de cabeça e dependência. Até uma hora por dia é o recomendado por especialistas;
- Observar a classificação do jogo. Alguns jogos não são apropriados para todas as faixas etárias;
- Ter cuidado para que os jogos eletrônicos não substituam atividades recreativas, esportivas e artísticas, também indispensáveis para o desenvolvimento das crianças.

O tema foi muito bem recebido pelos alunos, que aliaram a diversão com o aprendizado. Os docentes tiveram papel importante para manter o equilíbrio e a empolgação dos mesmos. Com tanta empolgação o resultado não poderia ser outro: um lindo e divertido desfile dos nossos alunos caracterizados de acordo com o seu jogo. O Colégio Salesiano agradece a todos que participaram desta celebração.

REFERÊNCIAS:










* Texto produzido por Andreza Nonato (comunicação), Tainara (SOE) e Clécia (SOE).

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