quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A importância da leitura de Mundo e Atualidades para a Redação

Saber sobre o dia-a-dia no país e no mundo contribui para colocar bem as ideias no texto.

A disciplina Redação é daquelas que levamos para vida, pois comunicar-se bem escrevendo é uma competência importante e necessária no mundo do trabalho.
No ENEM, de forma particular, o estudante precisa saber como ele relacionará o que aprendeu em Sociologia, em Língua Portuguesa ou em Filosofia, por exemplo, e como transformará esse conhecimento em períodos argumentativos para a Dissertação.
Como o estudante consegue fazer isso?
Quando ele tem uma visão geral do que acontece no seu País, no Mundo, e aplica o que aprendeu na teoria em ações práticas, ou seja, estabelecendo uma relação com o tema. Por isso, a leitura de Mundo e Atualidades é tão importante na produção da Redação para o ENEM e vestibulares em geral.


Vale ressaltar que a Redação do ENEM é avaliada por cinco competências. Em cada uma delas, o candidato pode receber uma nota que varia de 0 a 200. A soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota 1.000. No caso de o inscrito utilizar o Prouni (Programa Universidade para Todos) para ingressar numa instituição de ensino superior, a Redação pode ter um peso de até 50% no processo seletivo.


O Salesiano Aracaju, focando no melhor desenvolvimento dos seus alunos, oferece Oficina de Redação para os alunos do Ensino Médio, sem custo adicional. “Levando em consideração o contexto em análise, é de fundamental importância que a prática da escrita e da oralidade seja priorizada em prol de todo corpo discente. E, nesse viés, o projeto de redação visa contemplar inicialmente as primeiras e segundas séries do Ensino Médio, tendo em vista a sua eminente participação no processo seletivo do ENEM, em especial. Assim por meio de exposições, análises e discussões acerca de temas diversos, será possível a argumentação de uma dissertação segura e dotada de credibilidade frente a bancada examinadora. Somada a isso estratégias de argumentação serão trabalhadas a fim de facilitar a organização argumentativa e contemplar a tipologia textual solicitada pelo ENEM e por vestibulares tradicionais.” – aborda a Professora de Redação, Renata Barbosa.


Quer saber mais? Faça-nos uma visita!



Fontes: Estadão.Edu e Portal do INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário