quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Dom Bosco e o Sistema Preventivo

Nesta semana comemorativa do 202º aniversário do Pai e Mestre da Juventude, saiba um pouco mais sobre a maneira Salesiana de educar.

A filosofia salesiana de educar é a mola propulsora da Congregação Salesiana à qual a nossa escola pertence e por onde norteamos nossas atividades. De Dom Bosco temos: “É impossível educar a juventude, se não lhes conquista a confiança”. Mas e como se realiza isto? “Fazendo tudo o que pudermos para que os meninos se aproximem de nós, quebrando todas as barreiras que possam conservá-los afastados”.
Nossa filosofia traduz-se, no “Sistema Preventivo de Dom Bosco” que é fundamentado pela tríade “razão, religião e amorevolezza (bondade)”.
O Sistema Preventivo originou-se da práxis de Dom Bosco com jovens carentes, onde ficou evidente que se “ensina melhor” quando a convivência é efetiva, e todo o processo é preventivo. O termo preventivo parte do pressuposto que o educador deve ter a iniciativa de interessar-se pelas necessidades materiais, psicológicas e espirituais do jovem. Não se trata apenas em prevenir o mal, mas de antecipar o bem em cada um de nós.
Segundo Dom Bosco, “preventividade é trabalho positivo para tornar possível o crescimento interior, a criação e reforço das boas atitudes de honestidade, de moralidade, de laboriosidade, de religiosidade e socialidade”. Daí um dos nossos lemas é formar “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.
A criação de escolas, portanto, para Dom Bosco, não partiu primeiramente da necessidade de cultura, mas partiu da necessidade decorrente da vida do jovem.
A carência abrange todas as situações presentes na vida dos jovens, podendo ser encontradas no campo emocional, psicológico, social, político, religioso ou econômico. Sabe-se que um grande número de educandos encontra-se excluídos de processos vitais, de qualidade, porém com esta afirmação não se pode concluir que a causa seja somente de fundo econômico.
O Sistema Preventivo é fundamentado na tríade Razão, Religião e Amorevolezza (bondade), termos que permeiam, ao mesmo tempo, dinamicamente intenções, fins e objetivos, conteúdos e programas, meios e métodos. Eles exprimem as dimensões fundamentais do humanismo pedagógico tendencialmente integral que Dom Bosco procura que o jovem assimile.



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