terça-feira, 29 de agosto de 2017

Folclore Brasileiro: mais do que cantos e contos

Costumes e Valores são expressos através de um conjunto de criações que expressam a identidade cultural e social do nosso povo

            A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez num artigo do arqueólogo William John Thoms, publicado no jornal londrino "O Ateneu", em 22 de agosto de 1846 (por isso, 22 de agosto é o dia do folclore). Ela é formada pelo termo de origem saxônica: "folk" que significa "povo" e "lore" que significa "saber". Portanto o "folklore" é o saber do povo ou a sabedoria popular. No Brasil, a palavra adaptada tornou-se "folclore”.
            Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar crenças e costumes. O folclore se manifesta na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na culinária, nas festas populares, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e superstições, mitos e lendas.
            O Brasil possui uma tradição folclórica bastante rica e variada, pois além da influência das matrizes étnicas indígena, a branca de origem ibérica e a negra africana, recebeu também contribuições grandiosas da cultura dos imigrantes de diversas origens: germânicos, ítalo-romanos e orientais de diferentes países. Essa miscelânea cultural possibilita muita riqueza e complexidade a nossa cultura.
            Desde a semana passada, nossos alunos têm se debruçado sobre a riqueza cultural do Folclore Brasileiro e mostrado através de suas pesquisas e apresentações como lendas, mitos, contos refletem valores ou ajudam a compreender atitudes de cada povo e suas origens.
            A cada dia registraremos os trabalhos dos nossos pequenos. Acompanhe conosco pelo site, blog ou pelas nossas redes sociais.





Assista o vídeo da culminância:



Nenhum comentário:

Postar um comentário