Família e
Escola têm um papel fundamental no auxílio ao desenvolvimento do gosto pela
leitura
Pesquisas já consagradas destacam a importância da
participação da família e da escola no processo de construção do hábito de ler
e apresentam os diversos aspectos que essa atividade favorece em relação ao
desenvolvimento da criança. Senso crítico, convívio social, capacidade cognitiva
e ampliação do repertório linguístico, estão entre as competências que se
beneficiam da leitura.
É importante destacar que a prática de ler não está
relacionada somente à leitura de um texto, no sentido tradicional, através da
identificação de códigos e da interpretação da linguagem e da escrita. Essa
atividade se manifesta de diversas formas, de modo que, mesmo antes de se
alfabetizar, a criança já lê o mundo que a cerca.
(...) não se esgota na
decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa
e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da
palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade
da leitura daquele. (FREIRE, 2000)
Daí a importância da família na construção do
hábito da leitura, cuja escola fará a continuidade do processo, relacionando a
leitura do mundo à leitura da palavra.
Leia com o (a) seu (sua)
filho (a)! Além de estimulá-lo a desenvolver um hábito que trará frutos para
toda sua formação, promove uma integração afetiva e carinhosa entre Pais e
Filhos.
Fonte: FREIRE, Paulo. A
importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo,
Cortez Editora, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário