quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A participação da Família no incentivo à leitura

Família e Escola têm um papel fundamental no auxílio ao desenvolvimento do gosto pela leitura

Pesquisas já consagradas destacam a importância da participação da família e da escola no processo de construção do hábito de ler e apresentam os diversos aspectos que essa atividade favorece em relação ao desenvolvimento da criança. Senso crítico, convívio social, capacidade cognitiva e ampliação do repertório linguístico, estão entre as competências que se beneficiam da leitura.

 

É importante destacar que a prática de ler não está relacionada somente à leitura de um texto, no sentido tradicional, através da identificação de códigos e da interpretação da linguagem e da escrita. Essa atividade se manifesta de diversas formas, de modo que, mesmo antes de se alfabetizar, a criança já lê o mundo que a cerca.

(...) não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. (FREIRE, 2000)

Daí a importância da família na construção do hábito da leitura, cuja escola fará a continuidade do processo, relacionando a leitura do mundo à leitura da palavra.
Leia com o (a) seu (sua) filho (a)! Além de estimulá-lo a desenvolver um hábito que trará frutos para toda sua formação, promove uma integração afetiva e carinhosa entre Pais e Filhos.



Fonte: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez Editora, 2000.

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